X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

IPTU 2025: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 19 DE FEVEREIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time06/01/2025 16:13

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2025. Confira as datas!

PROJETO “POR UMA CULTURA DE CUIDADO, PAZ E RESPEITO” TRANSFORMA ESCOLAS MUNICIPAIS DE DUQUE DE CAXIAS EM ESPAÇOS DE ACOLHIMENTO

PROJETO “POR UMA CULTURA DE CUIDADO, PAZ E RESPEITO” TRANSFORMA ESCOLAS MUNICIPAIS DE DUQUE DE CAXIAS EM ESPAÇOS DE ACOLHIMENTO

person access_time03/06/2025 11:44

A Secretaria de Educação de Duque de Caxias, através da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), está à frente do projeto “Por uma Cultura de Cuidado, Paz e Respeito”, uma iniciativa que amplia o papel da escola ao promover acolhimento emocional, diálogo e vínculos afetivos entre alunos e a comunidade escolar. Com foco na promoção da saúde mental, no combate às violências e no fortalecimento das relações afetivas nas escolas, a proposta vem ressignificando o papel da educação na vida de jovens e adultos que retornam aos estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A escuta é o ponto central do projeto, que teve início em 2024. Miriam França, coordenadora da CEJA, lembra que os alunos da modalidade são marcados por fragilidades, o que torna o projeto ainda mais importante. “Eles precisam de acolhimento, de autoestima. Precisam entender que são capazes e que pertencem à escola”, comentou França.

 

Através de palestras, rodas de conversa, dinâmicas e grupos de estudo, a iniciativa aborda diversas questões, como saúde mental, escuta ativa dos alunos, violência contra a mulher, bullying, afetividade na aprendizagem e prevenção ao suicídio. O projeto é voluntário, e as escolas também podem sugerir temáticas que mais se adéquem a sua realidade.

A experiência com as turmas têm demonstrado a potência dessa abordagem. Casos como o da Escola Municipal Barão do Amapá, onde a maioria dos alunos são idosos, mostram que não há idade para o resgate da autoestima e do pertencimento. Lá, a discussão sobre relacionamentos abusivos, por exemplo, gerou uma comoção e ao mesmo tempo uma discussão entre as mulheres presentes, que encontraram espaço para compartilhar memórias e dores. Para Inês Cruz, Psicóloga da CEJA, são esses momentos que mostram a importância da iniciativa: “É quando vemos o quanto estamos contribuindo. Quando eles se emocionam, nos procuram, pedem mais encontros, é porque está fazendo sentido”.

folder_openTags