PROGRAMA DE SAÚDE DO CRAESM PROMOVE ENCONTRO COM ADOLESCENTES GRÁVIDAS ATENDIDAS NA UNIDADE

person access_time09/07/2019 11:44

Acolher, prevenir e conscientizar!
Esses são os três pilares do Programa de Saúde do Adolescente (Prosad) desenvolvido no CRAESM - Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher, localizado em Xerém, quarto distrito de Duque de Caxias.
Desde que foi inaugurado pela Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, em 08 de março de 2017, milhares de mulheres foram atendidas na unidade de referência do município, chegando a mais de 80 mil procedimemtos mensais.
O Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher oferece serviços nas áreas de ginecologia, endocrinologia, odontologia, pediatria convencional e homeopática, clínica médica, mastologia, nutrição, pré-natal de alto e baixo riscos, imunização para mulheres e crianças. Na unidade também são realizados exames de mamografia, densitometria óssea, preventivo, ultrassonografia da mama, obstétrica e das vias urinárias, histeroscopia com e sem biópsia, colposcopia, eletrocardiograma e exames de sangue. O CRAESM chega a realizar, em média, 700 atendimentos de coletas e até 6 mil tipos de exames laboratoriais por mês, entre eles sangue, Beta HCG, hepatite, HIV, sífilis e HGT.
O Programa de Saúde do Adolescente (Prosad) é também um dos serviços prestados aos usuários do município. Atualmente o programa assiste a 120 adolescentes grávidas, com idade entre 10 a 19 anos. As adolescentes são cadastradas através do Serviço Social do CRAESM e recebem acompanhamento social, psicológico e ginecológico.
“Aqui as grávidas, de todas as idades, são acolhidas desde o pré natal, o pós e no acompanhamento do seu bebê”, destaca a diretora geral da unidade, Dra Maria Francisca Ciminelli. “O trabalho do Prosad inclui o acolhimento às grávidas e, principalmente, ao pós parto, orientando sobre prevenção, gravidez planejada no futuro, amamamentação, vacinas e puericultura. A unidade também incentiva as mães adolescentes para que não desanimem quanto aos seus projetos de estudo e profissional. Muitas vezes elas não não recebem esse apoio da família. O nosso serviço social está voltado a acolher e orientar, não só as adolescentes, mas também a família e o companheiro, se for o caso”, explica Dra Maria Francisca.
No último dia 01 de julho, um evento reuniu cerca de 40 adolescentes grávidas atendidas pelo Prosad, para um encontro de confraternização, acolhimento e palestra de saúde, que contou com a presença do Secretario Municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr. José Carlos de Oliveira. A ação, organizada pelo serviço social do CRAESM, também entregou às futuras mamães kits com produtos para os cuidados com o bebê, incluindo uma bolsa de saída de maternidade. Os kits foram montados com doações da Fundação Marcopolo e de colaboradores da unidade.
A adolescente Valquíria, de 18 anos participou do encontro, acompanhada da sua mãe, Valéria Regina. Moradora do Barreiro, em Xerém, Valquíria tem deficiência na fala e está grávida de 7 meses, de uma menina que vai se chamar Laura. Sua mãe diz que as duas estão satisfeitas com o acompanhamento recebido no CRAESM, através do Programa de Saúde da Adolescente. “Estamos sendo muito bem acolhidas na unidade. Minha filha vem recebendo acompanhamento médico e do serviço social, além de outras orientações que têm ajudado muito a Valéria enfrentar as dificuldades da gravidez não programada”, diz a mãe Valéria.
Segundo o diretor administrativo do CRAESM, Emerson Alves, a unidade hoje oferece, através do Prosad, serviços como vacinas, consultas com ginecologista, pré-natal, nutricionista, dentista, homeopatia, planejamento familiar e exames laboratoriais. “Nosso objetivo é levar o máximo de informação e serviços para que a adolescente, assim como seu companheiro e responsáveis, possam atravessar esse momento da gravidez, que em sua maioria não foi programada, com toda a atenção e cuidado. Esse encontro é o primeiro de muitos que a equipe do Prosad pretende promover na unidade”, destaca Emerson Alves.

O CRAESM tem atualmente, cerca de 200 mulheres fazendo o pré natal, realizando uma média de 450 procedimentos de enfermagem e 350 procedimentos médicos por mês. As estatísticas da SMS mostram que a maioria das mulheres que têm seus bebês na Maternidade do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo fizeram seu pré-natal na unidade de Xerém. Além disso, o centro especializado também acompanha cerca de 90 mães, acolhidas pelo “Mamãe Bebê”, que recebe as mães logo após o nascimento dos bebês, para fazer o teste do pezinho, receber as vacinas e orientações sobre amamentação.

O CRAESM - Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher está localizado à Rua 25 de Agosto, Vila Santa Alice – Xerém. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; e aos sábados, das 7h às 12h.