X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

IPTU 2025: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 19 DE FEVEREIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time06/01/2025 16:13

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2025. Confira as datas!

PROGRAMA ABRAÇO A MULHER TRANSFORMA VIDAS EM DUQUE DE CAXIAS

PROGRAMA ABRAÇO A MULHER TRANSFORMA VIDAS EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time05/08/2025 15:12

Suporte integral e gratuito para mulheres em situação de vulnerabilidade, escuta acolhedora e acompanhamento multidisciplinar. Esse é o propósito do programa Abraço Mulher, iniciativa da Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Gestão e Inclusão, que em apenas cinco meses de funcionamento já atendeu mais de duas mil mulheres com histórias de perdas, abusos, violência e superação.
Voltado a oferecer assistência social, psicológica, jurídica e de saúde, o programa atua promovendo autonomia, segurança e inclusão social, além de conscientizar sobre direitos e o enfrentamento à violência de gênero. Entre os casos acolhidos estão relatos de violência patrimonial, física, psicológica, moral e sexual – situações que afetam profundamente a saúde física e emocional das mulheres.

Desde sua criação, o Abraço Mulher registrou 1.489 atendimentos telefônicos, 1 visita domiciliar, 352 atendimentos psicológicos individuais, 210 atendimentos coletivos e grupos terapêuticos, 4 acompanhamentos à delegacia, 19 encaminhamentos médicos, totalizando 2.075 atendimentos realizados. São mais que números. Cada caso representa uma trajetória marcada pela dor, mas também pela possibilidade de recomeçar com dignidade. O programa objetiva transformar vivências difíceis em caminhos de reconstrução e empoderamento feminino.

Mais que números, são histórias de superação. Como a de uma mãe que enfrentou o luto pela perda da filha e encontrou na escuta psicológica do programa uma nova forma de recomeçar. Ou de uma mulher com depressão grave, que após anos sem apoio efetivo, sentiu-se finalmente acolhida. Há também o relato de uma mãe atípica que, por meio do grupo terapêutico, descobriu uma rede de apoio que a fortalece diariamente. “O Abraço Mulher é mais do que um programa de atendimento. É um espaço de reconstrução de vidas, onde cada mulher é acolhida, ouvida, respeitada e acompanhada por uma equipe dedicada e sensível às suas dores e necessidades”, destacou Raphaela Barbosa, diretora do programa.
Elizângela Silva dos Santos, 47 anos, viu sua vida mudar radicalmente com a morte da filha. “Uma amiga me trouxe no programa e comecei a fazer o tratamento. Perdi a minha filha há dois anos e eu tinha muita dificuldade em lidar. Eu encontrei amparo, um abrigo de verdade. Estou aqui há três meses e eu já percebo a diferença eu mim. Eu não tinha perspectiva de vida e hoje estou vendo tudo de uma outra forma, aprendi a cuidar de mim, voltei a estudar. A dor a gente sempre vai sentir, mas aqui tenho aprendido a lidar com isso”, afirmou.

Ser mãe atípica é um desafio diário que poucos entendem. Este á o caso da Sheila Marques, 32 anos. Eu sou mãe atípica e tem um ano que descobri que meu filho é especial. Pra mim a jornada tem sido bem difícil porque o meu pequenininho dá trabalho 24 horas por dia. Aqui encontrei abraço de verdade e a terapia individual pra mim foi maravilhosa, mas o grupo também é bem bacana porque me identifico muito com algumas mães, que como eu são atípicas. Compartilhando a gente aprende, vive a história, se acolhe. Aqui eu recebi acolhimento”, frisou.



Outra que encontrou no programa uma rede de apoio essencial foi Ozany de Souza Maria, 66 anos. “Quem me apresentou o projeto foi a minha irmã. Ela viu no Instagram da Prefeitura e me mandou por mensagem porque sabia que eu estava precisando. Eu tenho depressão já há muito tempo e devido a alguns problemas que estou passando em casa, aumentou. Sempre tive vontade de fazer terapia, mas não tinha acesso. Quando cheguei aqui estava perdida, depressiva demais, e foi uma acolhida tão grande. Eu entrei de um jeito e estou de outro. Me sinto mais leve, consigo ver os problemas mais leves. Eu espero que outras mulheres consigam acesso ao projeto porque faz muito bem”, afirmou.

Para a psicóloga Letícia Passos, que está no programa desde o lançamento, ver a mudança das mulheres é gratificante. “Tem sido incrível vivenciar a mudança das mulheres que chegam aqui sobrecarregadas, que chegam aqui pensando apenas na família, nos outros e esquecem de si. E, acompanhar esse processo de redescobrimento de si e desse autocuidado, desse estímulo de se olhar no dia a dia, de procurar mudar a rotina, procurar se cuidar mais, tem sido muito mágico. Especialmente nos grupos onde a gente vê que as mulheres trocam muito entre si e têm esse apoio”, ressaltou.
A Prefeitura reforça que o programa segue disponível para acolher novas demandas. Mulheres em situação de vulnerabilidade podem buscar atendimento e apoio com a certeza de que serão acolhidas com respeito, empatia e profissionalismo. Se você ou alguma mulher que você conhece precisa de apoio, procure o programa Abraço Mulher através do WhatsApp (21)98737-0015. Você não está sozinha.

folder_openTags