PREFEITURA PROMOVE SEMANA DE ENFRENTAMENTO DAS ARBOVIROSES EM DUQUE DE CAXIAS

A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias, seguindo determinação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), promove a Semana de Enfrentamento das Arboviroses, entre os dias 18 e 23 de fevereiro, no município de Duque de Caxias.
As “arboviroses” são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. O objetivo é envolver toda a sociedade em torno da necessidade de eliminação de focos do mosquito.
Estão programadas atividades educativas e de controle do mosquito Aedes Aegypti, realizadas pelas equipes do NES (Núcleo de Educação em Saúde) da Superintendência de Vigilância Ambiental e do Programa Saúde na Escola.
Entre as atividades programadas estão vistorias nos imóveis das unidades de saúde UPA do Parque Lafaiete e no Hospital Adão Pereira Nunes (Saracuruna), assim como orientações destacando a importância do combate permanente ao mosquito Aedes Aegypti para os funcionários e profissionais da saúde; Palestra no CIEP 434 Profª Maria José Machado, no bairro Engenho do Porto; Palestra no Colégio Estadual Miguel Couto, na Vila Guanabara; e Palestra no Colégio Estadual Assis Chateaubriand, no bairro Cidade dos Meninos.
PREVENÇÃO É A MELHOR ARMA NO CONTROLE AO AEDES
A prevenção é sempre a melhor opção no controle ao Aedes, uma vez que 80% dos criadouros são residenciais. Por isso, a mobilização popular é fundamental no êxito das ações e consequente eliminação de focos. Bastam apenas 10 minutos por semana para deixar o ambiente livre do mosquito. A vistoria deve acontecer em caixas d’água, tonéis, vasos de plantas, calhas, garrafas, lixo e bandejas de ar-condicionado, evitando deixar água parada que sirva de criador. Com essas medidas simples, é possível evitar a proliferação de novos mosquitos. No site http://www.riocontradengue.com.br, a população vai encontrar várias dicas de como eliminar os principais locais onde a água pode ficar acumulada.