PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS PROMOVE SEMANA DO MEIO AMBIENTE

person access_time03/06/2019 09:49

Dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Prefeitura de Duque de Caxias vai promover a Semana do Meio Ambiente de 04 a 07/06. A ação vai acontecer em vários locais do município e pretende ressaltar a importância da sustentabilidade e do consumo consciente. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e conta com exposições, atividades educativas, palestras, oficinas, mutirões de limpeza e coleta seletiva, apresentações e a inauguração do Espaço Educativo do Parque da Taquara.

A abertura de semana vai acontecer na Biblioteca Leonel de Moura Brizola, a partir das 13 horas, e terá palestras com depoimentos e conscientização, informações sobre recursos hídricos e sustentabilidade, caça ilegal e tráfico de animais, consumo consciente de energia elétrica, resíduos sólidos urbanos e meio ambiente. Quem estiver presente vai assistir às apresentações da Orquestra Tubônica, do corpo de ballet da Escola Municipal Márcio Fiat e do Grupo Luar Sem Limites. Haverá ainda exposições de captação de água de chuva, uma miniestação de tratamento de água e de organismos encontrados na Baía de Guanabara e em manguezais.

Nos dias 05 e 06, as atividades acontecerão nas escolas municipais Regina Celi, em Jardim Primavera, e Manoel Reis, em Campos Elíseos, sempre das 10h às 16h. Nesses dias, a programação vai contar com exposição de captação de água de chuva, oficinas de jardim sensorial e de tintas naturais, rodas de conversas sobre tráfico de animais, atividades recreativas e o Cine SESC. Além disso, haverá serviços gratuitos de cortes de cabelo e manicure promovidos pela FUNDEC.

A programação do último dia da Semana do Meio Ambiente será desenvolvida no Parque Natural Municipal da Taquara, no dia 07/06, das 9h às 12h. Na ocasião será inaugurado o Centro de Visitantes e o grupo vai promover um grande mutirão de limpeza no parque.