PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS PARTICIPA DA ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO DA FASE 8 DO PROCONVE EM BRASÍLIA

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou da elaboração e aprovação da fase 8 (P8) do PROCONVE , Programa de Controle de Poluição do Ar em Veículos Automotores. A reunião aconteceu nos dias 12 e 13/09, no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília.
Representante do município de Duque de Caxias, o subsecretário de Meio Ambiente, Vítor Hugo Kaczmarkiewicz, esclareceu que após a entrada em vigor da nova fase, Duque de Caxias terá um grande ganho ambiental na qualidade do ar. “Haverá por parte da indústria automobilística, da tecnologia nos motores, um maior controle das emissões veiculares,” contou.
Segundo a minuta do CONAMA, Conselho Nacional de Meio Ambiente, é preciso estabelecer novos padrões de emissão para os motores veiculares e veículos automotores pesados, nacionais e importados, visando à redução da poluição do ar nos centros urbanos do país. Além disso, o texto considera a necessidade de prazo e de investimentos para promover a melhoria da qualidade dos combustíveis automotivos para viabilizar a introdução de tecnologias de controle de poluição.
Outro ponto abordado no documento, foi a necessidade de prazo para a adequação tecnológica de motores veiculares e de veículos automotores às novas exigências de controle da poluição. Foi citado também que a emissão de poluentes por veículos contribui significativamente para a deterioração da qualidade ambiental.