PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS INAUGURA ESPAÇO DE ATENDENDIMENTO AO EMPREENDEDOR

A partir de agora o empreededor de Duque de Caxias tem um espaço voltado para o seu atendimento. A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria de Fazenda e Planejamento, inaugurou na quarta-feira, dia 22 de maio, a Sala do Empreendedor de Duque de Caxias (Praça Roberto Silveira, nº 31- 2º andar, sala 10 - Jardim 25 de Agosto). A sala, que leva o nome de Príncipe Hans-Adam Von Liechtenstein II, tem como objetivos desenvolver, potencializar e fomentar o ambiente de negócios no município de Duque de Caxias, tendo como foco os pequenos negócios e os microempreendedores individuais – MEIS.
A inauguração contou com a presença do Consul da Suíça no Rio de Janeiro, Rudolf Wyss, que representou o Príncipe Hans-Adam Von Liechtenstein II. Em sua fala, o Consul agradeceu e destacou a importância da homenagem, compartilhando informações e promovendo a aproximação entre os países. “Agradeço a Prefeitura de Duque de Caxias pela iniciativa em prestar essa homenagem. Liechtenstein é um pequeno país, mas que tem uma política econômica importante entre os países da Europa. Para nós é uma honra ter o nome de Liechtenstein e do Príncipe Hans-Adam II lembrado no município de Duque de Caxias”, destacou o Consul da Suíça no Rio de Janeiro.
Segundo o secretário Municipal de Fazenda e Planejamento, Carlos S. de Mello, a abertura da Sala do Empreendedor segue as determinações do Prefeito Washington Reis, no sentido de desburocratizar e incentivar o Microempreendedorismo Individual (MEI) no município. “Com muito trabalho e dedicação temos alcançado números expressivos de MEI no município. Contabilizamos mais de 47 mil MEIs no município de Duque de Caxias. Somos a 3ª cidade do estado do Rio de Janeiro com mais MEIs e a 4ª do Brasil, excluindo as capitais. Os números reafirmam o espírito empreendedor do cidadão caxiense”, reafirmou o secretário Carlos de Mello.
A Microeempreendedora Individual (MEI) Nilzimar Nunes Nascimento, moradora no município, é um exemplo disso. “Eu fiz o meu MEI há alguns anos e desde então sigo incentivando outros pequenos empreendedores a fazerem o mesmo. Muitos deixam de fazer com medo da burocracia e dificuldades, mas o atendimento aqui na Fazenda é nota dez e sem burocracia. O Prefeito Washington Reis e a Secretaria de Fazenda estão de parabéns por essa iniciativa”, declarou Nilzimar.
A Sala do Empreendedor homenageia o Príncipe Hans-Adam II von Liechtenstein (nascido em Zurique, Suiça, em 14 de fevereiro de 1945), atual príncipe-soberano de Liechtenstein. O príncipe é autor do livro “O Estado no terceiro milênio” onde disserta sobre o exemplo de administração em que o Estado deve ser uma empresa que presta serviços públicos de maneira rápida, eficiente e com economicidade de recursos. A administração da Sala do Empreendedor de Duque de Caxias segue essa inspiração e oferece ao pequenos negócios e MEIS, um espaço desburocratizado, seguindo os princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, publicidade, eficiência e celeridade.