PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS INAUGURA A FAZENDINHA DO AUTISTA

O município de Duque de Caxias deu mais um grande passo para se tornar a cidade mais inclusiva do Brasil!
Nesta terça-feira (25) foi inaugurada a Fazendinha do Autista, um projeto pioneiro no país voltado para a inclusão, acolhimento e desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições neurodivergentes. Localizada no Parque Ana Dantas, no distrito de Xerém, o espaço foi projetado com o objetivo de oferecer um ambiente acolhedor e terapêutico, voltado ao desenvolvimento social, emocional e motor das crianças.
A secretária municipal de Gestão e Inclusão, Christina Barichello, falou da relevância do projeto e dos métodos que serão implantados na unidade.
“A Fazendinha é um projeto que nasceu em Duque de Caxias e é pioneiro no Brasil. Aqui vamos trabalhar com os melhores métodos existentes, mas também teremos um método próprio que é o Autismo 360 Graus, que inclui terapia assistida por animais, hortoterapia, ambiência rural e profissionais especializados. A expectativa é atender mais de 450 crianças, o que significa um grande avanço no tratamento de TEA no município”.
Cada ambiente da Fazendinha do Autista foi pensado para proporcionar estímulo sensorial, cognitivo, afetivo e social, respeitando o perfil e as necessidades de cada paciente. O local oferecerá atendimentos especializados, terapias integradas e atividades assistidas em contato com a natureza, promovendo desenvolvimento, inclusão e bem-estar.
A presidente da Comunidade Autismo Xerém (CAX), Kezia Queiroz, estava radiante com a entrega do novo espaço. Ela parabenizou o prefeito Netinho Reis, em seu nome e de todas as mães e famílias atípicas, pelo cuidado e dedicação à causa autista.
“Hoje é um dia de muita alegria para nós que somos mães e para todas as famílias atípicas. A inauguração da Fazendinha do Autista, um projeto pioneiro da gestão municipal, desenvolvido por meio da Secretaria de Gestão e Inclusão, chegou para reforçar e ampliar os serviços dedicados às pessoas com TEA, principalmente às crianças. Parabéns a todos os envolvidos!”
A Fazendinha funcionará como um espaço de terapia integrada e atividades inclusivas, com atendimentos permanentes que incluem: Equoterapia, Terapia Assistida por Animais, Musicoterapia, Hortoterapia, Artes Corporais, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Neuropediatria, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social, Ludoterapia e Atividades da Vida Diária (AVD).
Além do prefeito Netinho Reis e da vice-prefeita Aline do Áureo, a cerimônia de entrega da Fazendinha do Autista contou com as presenças de autoridades federais, estaduais e municipais, amigos, colaboradores e pacientes atendidos no complexo Equinovida, polo Inclusão Fundec e Centros Especializados de Reabilitação do município. Também marcaram presença, o aniversariante do dia, o empresário e proprietário do Parque Ana Dantas, Jonatas Dantas; o pastor Cláudio Duarte e o cantor Zeca Pagodinho.
“No final de 2024 visitei o município de Balneário Camboriú para conhecer os projetos desenvolvidos por lá na área do autismo. Voltamos de lá com o compromisso de fazer da nossa cidade a mais inclusiva do país. Hoje, com apenas seis meses de gestão, iniciamos a construção da Casa do Autista e estamos entregando hoje a Fazendinha, aqui no Parque Ana Dantas, onde já temos o projeto Equinovida e o polo Fundec Inclusão. Nossa prioridade será sempre cuidar das pessoas!”, declarou o prefeito Netinho Reis.
Complexo Equinovida - A parceria da Prefeitura de Duque de Caxias com o Parque Ana Dantas teve início há mais de 17 anos, quando foi criado o Projeto Equinovida - Centro de Equoterapia e Reabilitação para Crianças com Necessidades Especiais. Desde sua inauguração, a unidade realizou mais de 11 mil atendimentos para crianças com necessidades especiais de três meses até 13 anos de idade.
A Fazendinha do Autista está instalada no Complexo Equinovida, localizado o Parque Ana Dantas: Rua Márcio Santos Silva, nº 2.846 – Xerém – DC.