PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS ESTÁ ASFALTANDO A ESTRADA DO CHINA

person access_time11/05/2020 13:41

Além da preocupação com o avanço do coronavírus no município, a Prefeitura de Duque de Caxias vem trabalhando também para proporcionar mais dignidade aos moradores de todas as regiões. São obras importantes de drenagem e pavimentação de ruas, macrodrenagem, construção de unidades de ensino e melhorias importantes na área de saúde. Em todos os locais, os funcionários estão atendendo as determinações das autoridades, trabalhando com máscaras faciais para evitar a contaminação dos demais servidores.

No bairro Parque Fluminense, a Secretaria Municipal de Obras concluiu o recapeamento asfáltico da Avenida Fernando Ferrari e está finalizando o mesmo trabalho na Estrada do China, importante via de circulação de veículos leves e pesados na região e via de acesso à Avenida Governador Leonel de Moura Brizola (antiga Presidente Kennedy), por onde circulam diariamente milhares de ônibus, caminhões e carros de passeio. Ao todo, serão mais de quatro quilômetros de pavimentação.

A Prefeitura está executando ainda obras de drenagem e pavimentação nos bairros Vila Urussaí, Vila Maria Helena (Pioneira), no recapeamento das principais vias do centro de cidade e da Avenida Coronel Sisson, em Imbariê, onde também está em andamento a construção da ciclovia que vai atender milhares de moradores da região que tem a bicicleta como principal meio de transporte e lazer.

CANAL FARIAS

Em Saracuruna, no segundo distrito, a SMO prossegue com o programa de prevenção de enchentes, iniciado em 2017 pelo prefeito Washington Reis, e que já beneficiou vários bairros em muitas localidades. A obra vai aumentar a capacidade de escoamento e acelerar a drenagem das águas nos períodos de chuva forte, evitando enchentes e alagamentos. Além da limpeza e desassoreamento de rios, canais e valões, está em andamento ainda a macrodrenagem do Canal Farias. No trecho de mais de um quilômetro de extensão, está sendo construída uma grande área pública para o lazer dos moradores com pista de caminhada, academia de ginástica e playground.

A Prefeitura de Duque de Caxias já limpou mais de 200 quilômetros de rios, canais e valões nos últimos três anos. No momento, homens e máquinas trabalham na retirada do excesso de lixo do Canal Cangulo, também em Saracuruna, melhorando a vazão e drenagem rápida.

NOVA ESCOLA

O segundo distrito também está sendo beneficiado com a construção da nova Escola Municipal Albert Sabin, que funciona provisoriamente próximo ao local da obra para atender cerca de 200 alunos da educação infantil ao 5º ano. Para proporcionar melhores condições de atendimento para alunos e profissionais de educação, a nova unidade contará com seis salas de aula, cozinha, refeitório, sala de recursos, sala dos professores, diretoria e secretaria.

CENTRO DE IMAGEM

A Secretaria Municipal de Obras está finalizando também a construção do Centro de Imagem da Policlínica Duque de Caxias, no bairro Senhor do Bonfim, no primeiro distrito. O local vai funcionar com equipamentos de última geração, assegurando o bem estar de pacientes e acompanhantes.

Assim que entrar em funcionamento, o Centro de Imagem vai oferecer atendimento de Fisioterapia, com reabilitação Traumato Ortopédico e Reumatológico, e hidroterapia. Também terá um dos maiores centro de imagem da região, com aparelhos de ressonância magnética, tomografia, ultrassom 4D, densitometria óssea, mamografia (com estereotaxia) e cintilografia, serviço que só é oferecido atualmente no CDPI da Secretaria de Estado de Saúde. Fotos: Leonardo Pereira