PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS COMEÇA A VACINAR NESTE SÁBADO (21) ADOLESCENTES DE 16 E 17 ANOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS (PCD) E COMORBIDADES
Começa neste sábado (21/08), em Duque de Caxias, a vacinação contra Covid-19 para os adolescentes de 16 e 17 anos de idade com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) ou comorbidades.
A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizará 15 pontos de vacinação para atender aos adolescentes. Para receber o imunizante é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal e apresentar comprovante de residência, carteira de vacinação, documento de identidade com CPF e documento que comprove a comorbidade ou deficiência (laudo médico, exame ou receita). Para esses jovens será aplicado, exclusivamente, o imunizante da Pfizer que, até o momento, é a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.
A Secretaria Municipal de Saúde prevê alcançar nesta ação cerca de 3.600 adolescentes PCD ou com comorbidades, na faixa etária de 16 e 17 anos.
A vacinação acontece para pedestres, das 8h às 12 horas, nos seguintes locais:
CER IV (Sarapuí)
UPH Campos Elíseos
UPH Equitativa
UPH Imbariê
UPH Pilar
UPH Saracuruna
UPH Xerém
UBS Alaide Cunha
UBS Antônio Granja
UBS José Camilo
ESF Jardim Gramacho
ESF Centenário
ESF Mangueirinha
ESF Beira Mar
ESF Vila São Luiz
Confira a lista de comorbidades a serem consideradas para vacinação de adolescentes contra a Covid-19:
• Obesidade Grave (acima do percentil 97 ou escore Z acima de 2 desvios através das avaliações e curvas de crescimento)
• Pneumopatias Crônicas Graves (Asma)
• Hemoglobinopatia grave (doença falciforme)
• Doença neurológica crônica (paralisia cerebral)
• Diabete Mellitus
• Transtornos do espectro autista
• Síndrome de Down entre outras síndromes genéticas
A Prefeitura está disponibilizando o canal direto “Informativo Covid”, através do WhatsApp (21) 98880-9306, para que a população possa tirar dúvidas e obter informações atualizadas sobre a vacinação no município.