PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS APRESENTA PROJETO PARA APLICATIVO DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS
A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (SMUH) e da Diretoria de Planejamento Urbano, vem estruturando o sistema digital e de gerenciamento de dados urbanísticos para a integração da base de informações da PMDC, com o propósito de auxiliar na gestão do território e na definição das estratégias de ações para o planejamento urbano. Na última quinta-feira (15/03), foram apresentados aos representantes de todas as secretarias municipais, o Sistema de Informações Geográficas (SIG) e o WebMap.
O SIG é o sistema que integra as bases de dados geográficos e estatísticos da Prefeitura, além de outras instâncias do Governo. Sua construção se configura numa forma eficiente de estruturação e de unificação do banco de dados municipal e de maior divulgação das informações desta municipalidade. O objetivo da PMDC é, após a contribuição e validação das informações pelas secretarias, disponibilizar o Webmap para todos os cidadãos, por meio de um link, que poderá ser acessado em computadores e em celulares. Para o Secretário Municipal de Urbanismo e Habitação, Leandro Guimarães, a ferramenta será um meio de auxílio na prestação de serviços ao cidadão.
O Webmap é a plataforma intuitiva de visualização dos dados oficiais. É uma ferramenta eficiente para fortalecer o conhecimento do próprio território por parte da população e para a transparência quanto às informações sobre o município. Vale destacar ainda, que o SIG é um importante instrumento para que os técnicos das diferentes pastas da Prefeitura tenham acesso ao banco de dados, fornecendo subsídios ao planejamento eficaz com foco num desenvolvimento que traga maior qualidade de vida para a população.
Assim, utilizando apenas a infraestrutura da prefeitura e do próprio corpo técnico, a Diretoria de Planejamento Urbano implementou a tecnologia do SIG e construiu o Webmap visando atender à necessidade dos usuários finais sobre a visualização dos dados oficiais. Os usuários (técnicos da prefeitura ou população) também poderão montar os próprios mapas com os dados disponibilizados, como, por exemplos, localização das escolas, áreas de interesse ambiental, rodovias, etc.


