PREFEITO DE DUQUE DE CAXIAS PRESERVA ÁREA SACRA DO TERREIRO DA GOMÉIA

Atendendo às reivindicações de movimentos religiosos e populares, o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, decidiu preservar o Terreiro da Goméia, local considerado sagrado para o candomblé. A Prefeitura irá cuidar e fazer a manutenção do terreno, com o objetivo de respeitar as vivências e as experiências religiosas de toda a população, em especial dos praticantes das religiões de matriz africana da cidade.
A área pertence à Prefeitura de Duque de Caxias e seria usada para a construção de uma nova creche para atendimento a estudantes da Educação Infantil. Sensível e atento à memória sacra do local, o governo municipal resolveu alterar o endereço para obra da nova unidade escolar e realizar o cercamento e a limpeza do terreno a fim de preservá-lo.
Um dos marcos para o reconhecimento das religiões de base africana no país, o Terreiro da Goméia foi um espaço com trajetória singular, tendo funcionado de 1951 até 1971, quando seu dirigente faleceu. O local contribui muito para a memória cultural e valoriza o patrimônio de importantes grupos que formam a sociedade brasileira.