ONDE HAVIA UM LIXÃO IRREGULAR, PREFEITURA VAI CONSTRUIR ESCOLA, CRECHE E PRAÇA
A Prefeitura de Duque de Caxias, através das Secretarias Municipais de Obras e de Meio Ambiente, finalizou a limpeza do terreno de mais de 45 mil m² que se tornou um grande ponto de descarte irregular de lixo e de resíduos na Vila Urussaí. Em abril de 2025, após denúncia, a Prefeitura fiscalizou e iniciou uma grande força-tarefa com a atuação conjunta das secretarias municipais de Meio Ambiente, de Obras, de Urbanismo e de Segurança para identificar e autuar responsáveis pelo descarte de lixo irregular no terreno.
Dentre os serviços realizados para acabar com o lixão irregular, estão separação e remoção dos materiais, ação com agentes de controle de endemias no combate à proliferação de insetos e roedores, a fim de preservar a saúde da população local. O terreno recebeu tanto limpeza manual como de maquinário, e foram retirados mais de 18 mil toneladas de resíduos, vegetação, restos de construção civil, dentre outros.
O prefeito de Duque de Caxias, Netinho Reis, acompanhou a operação ao longo do período de limpeza, promovendo a interdição do local, aplicando multa máxima aos responsáveis, intensificando a fiscalização e anunciando que, no local, serão construídos uma escola bilíngue, uma creche e um grande espaço de lazer, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Duque de Caxias com o meio ambiente e bem-estar dos cidadãos duque caxienses.
A Prefeitura reforça que a população pode contribuir com a fiscalização, por meio da Ouvidoria Municipal, através do e-mail: ouvidoria@duquedecaxias.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 3900-1651, bem como através do aplicativo COLAB, canais oficiais para o envio de denúncias, de reclamações e de sugestões. É importante destacar que terrenos baldios ou não, em situação de acúmulo de lixo ou de resíduos, podem ser denunciados.
