X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

IPTU 2025: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 19 DE FEVEREIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time06/01/2025 16:13

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2025. Confira as datas!

OBRAS DE MACRODRENAGEM PARA REDUZIR AS ENCHENTES NA BACIA DOS RIOS IGUAÇU E SARAPUÍ SÃO APRESENTADAS AOS MORADORES

OBRAS DE MACRODRENAGEM PARA REDUZIR AS ENCHENTES NA BACIA DOS RIOS IGUAÇU E SARAPUÍ SÃO APRESENTADAS AOS MORADORES

person access_time11/11/2025 08:59
 
O Projeto Iguaçu é uma iniciativa para prevenção de enchentes e de recuperação ambiental na Bacia dos Rios Iguaçu-Sarapuí, em Duque de Caxias. Criado em 2015, o projeto integra soluções de engenharia com ações de proteção ambiental, com base no Plano Diretor desenvolvido pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação e de Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), com os objetivos de reduzir alagamentos e de recuperar áreas degradadas. Uma parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal onde serão investidos 160 milhões de reais. 
 
As obras previstas incluem estas ações:
•Macrodrenagem dos rios e canais;
•Limpeza e requalificação da calha dos rios;
•Implantação de nova seção hidráulica;
•Recuperação de áreas de amortecimento (pôlderes), que funcionam como zonas de contenção de água para evitar alagamentos em áreas urbanizadas;
•Requalificação da mesodrenagem, responsável pelo escoamento das águas pluviais nas áreas urbanas.
 
Essas intervenções serão realizadas nos seguintes locais:
•Rio Iguaçu;
•Rio Sarapuí;
•Pôlder do Pilar;
•Bairro São Bento;
•Pôlder Cidade dos Meninos.
 
Os objetivos são reduzir o risco de inundações, recuperar áreas degradadas, diminuir o assoreamento dos rios e aumentar a segurança das famílias que vivem na região da bacia hidrográfica.
Será criado o Comitê de Acompanhamento de Obra (CAO), composto por moradores, representantes de instituições locais e equipe técnica. O CAO terá o papel de aproximar a população do poder público, de acompanhar as etapas do projeto, de garantir transparência e de fortalecer o diálogo com a comunidade.
A participação dos moradores é essencial para o sucesso do projeto e para a construção de soluções que respeitem as necessidades locais.
folder_openTags