NOVAS LINHAS INTERMUNICIPAIS VÃO LIGAR XERÉM E SANTA CRUZ DA SERRA A PETRÓPOLIS

person access_time16/08/2023 21:11

A pedido de moradores de Xerém e Santa Cruz da Serra, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) autorizou o funcionamento de duas linhas intermunicipais, ligando esses locais ao Centro de Petrópolis. A inauguração dos novos trajetos será no próximo sábado, 19, às 9h, com a presença de autoridades no Terminal Rodoviário de Xerém.
Segundo o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias, o principal benefício para os moradores desses bairros de Duque de Caxias é a possibilidade de contarem com novo acesso direto com o Centro de Petrópolis, que é um importante polo de empregos, de comércio e serviços. Atualmente, quem faz esse trajeto precisa saltar na rodoviária da cidade serrana e pegar outra condução, o que eleva o custo de vida dos trabalhadores. O preço da passagem das novas linhas foi estipulado em R$ 12,35 (Xerém-Petrópolis) e R$ 13,40 (Santa Cruz da Serra-Petrópolis).
“Os ônibus farão ponto final na garagem da empresa e com isso vão cruzar o Centro de Petrópolis, gerando maior comodidade e economia para os passageiros”, declarou o presidente do Detro-RJ.
Durante a pandemia, foi interrompido o funcionamento de uma linha que partia de Santa Cruz da Serra, passava por Xerém, e seguia até Petrópolis, operada pela empresa Única. A retomada foi avaliada, mas os estudos do Departamento indicaram a necessidade de trajetos diferentes, proporcionando maior rapidez nas subidas e descidas da serra. O órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana cogita a possiblidade de ampliação da grade de horários, caso a demanda pelo trajeto aumente. Os veículos serão equipados com ar-condicionado.
“A linha antiga tinha parada obrigatória em Xerém, o que alongava o tempo de viagem para quem ia para Santa Cruz da Serra. Vimos a necessidade de trajetos independentes e mais rápidos para atender melhor os passageiros”, explicou Matias.

Itinerários
A Linha 154 (Xerém-Petrópolis) parte do Terminal de Xerém, fazendo o seguinte itinerário: Estrada de Xerém, Praça Mantiquira, Rua Doutor Sabino Árias, Rodovia Washington Luiz, Avenida Ayrton Senna, Rua General Rondon, Rua Coronel Veiga, Rua Washington Luís, Rua do Imperador, Rua da Imperatriz, Rua Raul de Leoni, Avenida Ipiranga, Avenida Koeler, Rua Roberto Silveira e Rua Padre Siqueira. No sentido inverso, o caminho é: Rua Padre Siqueira, Rua 13 de Maio, Avenida Koeler, Rua Monsenhor Bacelar, Rua Washington Luís, Rua General Rondon, Rodovia Washington Luiz, Terminal Rodoviário Governador Leonel Brizola, Rodovia Washington Luiz, Rua Doutor Sabino Árias, Praça Mantiquira, Estrada de Xerém e Terminal de Xerém.
Quadro de Horários:
Partidas de Petrópolis:
Dias úteis: às 05h55, 8h15, 14h45 e 17h05.
Partidas de Xerém:
Dias úteis: às 06h40, 09h, 15h30 e 17h50.

A Linha 152 (Santa Cruz da Serra-Petrópolis) parte da entrada do bairro junto à Rodovia Washington Luiz próximo à Rua da Matriz, fazendo o seguinte itinerário: Rodovia Washington Luiz, Avenida Ayrton Senna, Rua General Rondon, Rua Coronel Veiga, Rua Washington Luís, Rua do Imperador, Rua da Imperatriz, Rua Raul de Leoni, Avenida Ipiranga, Avenida Koeler, Rua Roberto Silveira e Rua Padre Siqueira. No sentido inverso, o trajeto é: Rua Padre Siqueira, Rua 13 de Maio, Avenida Koeler, Rua Monsenhor Bacelar, Rua Washington Luís, Rua General Rondon, Rodovia Washington Luiz, Terminal Rodoviário Governador Leonel Brizola, Rodovia Washington Luiz, Retorno Trevo da REDUC, Rodovia Washington Luiz até o ponto final próximo à Rua da Matriz.
Quadro de Horários:
Partidas de Petrópolis:
Dias úteis: às 13h30, 15h30 e 17h15.
Partidas de Santa Cruz da Serra:
Dias úteis: às 5h, 9h30 e 11h30.