coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

NOTA DE ESCLARECIMENTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

NOTA DE ESCLARECIMENTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

person access_time24/03/2022 11:39

Em razão dos acontecimentos envolvendo a realização da IX Conferência de Cultura, no Município de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, esta pasta, vem, por meio desta nota, esclarecer os fatos.

É importante registrar, primeiramente, que a conferência de cultura é, via de regra, realizada em parceria tanto pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo como também pela sociedade civil do Município de Duque de Caxias que, historicamente, se mostra sempre ativa e participativa tanto na realização de eventos envolvendo o setor cultural, como em colaboração para as políticas públicas do município, no tocante à cultura diretamente, mas também a todas as questões que nela estão inseridas.

Desta forma, foram definidas comissões com o objetivo de organizar a referida conferência, incluindo não somente servidores públicos, como também representantes da sociedade civil de diversas vertentes e identificações sociais e culturais, em ato público por meio da divulgação em publicação do 1º Edital da Conferência de Cultura de 2022, publicado em Boletim Oficial no dia 04 de fevereiro de 2022, que designou:

Comissão de Inscrição e Organização, composta por:
- Joice Marques Corrêa e José Teotônio (poder público); e
- Edson Teixeira Júnior e Raoni de Freitas Lima (sociedade civil).

Comissão de Programação, composta por:
- Tânia Maria da Silva Amaro de Almeida e Grazielle Ramalho de Castro (poder público); e
- Clara Monção Ramos e Maria do Carmo da Silva Miranda (sociedade civil).

Com o empenho costumeiro de todos, a IX Conferência de Cultura teve sua data marcada para o dia 19 de março de 2022, a ser realizada no auditório da 2ª Subseção, do Município de Duque de Caxias, da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, no horário das 8h às 17h.

A estimativa de quantitativo de participantes, considerando colaboradores, eleitores e candidatos, era de 150 pessoas, tendo em vista a expectativa gerada pela demanda de interessados e pelo quantitativo de participantes da VIII Conferência Municipal de Cultura de Duque de Caxias.

Importantíssimo destacar que durante o período compreendido entre os dias 07/02 e 25/02, esteve aberto o prazo para inscrições de candidatos e eleitores, tanto pela modalidade online, através do site desta Secretaria, como pela modalidade presencial.

No entanto, previamente, apenas 42 pessoas, dentre candidatos e eleitores, se inscreveram durante o prazo estabelecido. Ou seja, 204 pessoas se inscreveram presencialmente, na data do evento, o que, infelizmente, ocasionou transtornos técnicos e operacionais para a comissão organizadora, apesar de já haver 150 fichas impressas no local e à disposição.

Diante de tal estimativa, as comissões organizadoras buscaram realizar o evento em locais como, por exemplo, o auditório do complexo da UNIGRANRIO e na quadra do GRES Acadêmicos do Grande Rio. Porém, infelizmente, por questões de impossibilidade técnica e agenda, respectivamente, não foi possível.

Gentilmente, a OAB cedeu seu espaço e colaborou para a realização da conferência. No entanto, no dia do evento, 19/03/2022, estiveram presentes no auditório da OAB, aproximadamente, 320 pessoas, o que prejudicou não somente a correta ambientação do local, como também influenciou diretamente no trabalho realizado pelas comissões gestoras que, comprovadamente, esperavam receber 150 pessoas, no total.

Ainda no ensejo, por questões logísticas e orçamentárias, não foi possível fornecer almoço para as pessoas envolvidas no evento, participantes ou colaboradores, tendo em vista que, o espaço não comportara tal quantitativo e necessária estrutura, de modo que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pôde se limitar a oferecer café da manhã e lanche, durante todo o período do evento, atendendo a todos os interessados de maneira ininterrupta e pró ativa.

No tocante à realização dos trabalhos de credenciamento, fiscalização e inscrição de eleitores e candidatos, cumpre destacar o árduo trabalho realizado pelas comissões organizadoras, em gratificante parceria, para que todo o trâmite eleitoral pudesse ser o mais assertivo possível. Todavia, em razão de discordâncias provenientes pelos candidatos, eleitores e fiscais, relacionadas à forma de inscrição, prazos e controle fiscalizador, foram identificados vícios no processo eleitoral, em razão da quantidade significativa de pessoas que, surpreendentemente, estiveram presentes no local do evento para realização de inscrição presencial, pessoas estas que não se inscreveram previamente, seja pela modalidade online, seja pela modalidade presencial prévia. Porém, tais vícios foram prontamente corrigidos pela fiscalização do referido evento.

Infelizmente, por um caso fortuito externo, o documento digital representando o regimento interno da conferência não pôde ser disponibilizado no curso da conferência, o que, por uma questão técnica e de procedimento, inviabilizou o prosseguimento do processo eleitoral para eleição dos conselheiros para o biênio 2022/2023, decisão esta tomada única e exclusivamente pelas duas comissões organizadoras da conferência, unidades soberanas para tal.

É de suma importância registrar que todo o procedimento envolvendo a IX Conferência de Cultura fora capitaneado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria direta e ativa com a sociedade civil, permitindo um amplo espaço para debate de ideias, definições e organizações, garantindo ao poder público sua fiel atribuição e, à sociedade civil, sua costumeira colaboração.

Esta Secretaria Municipal, assim como todo o Governo Municipal, repudia toda e qualquer manifestação que esteja em desacordo com a devida cordialidade e o devido respeito que todos merecem, sejam colaboradores, eleitores, candidatos, fiscais e/ou funcionários de modo geral.

Em razão da interrupção do evento realizado no dia 19/03/2022, a IX Conferência terá nova data de realização, com os empenhos renovados para atendimento aos anseios da sociedade civil e de todos os interessados em manter a cultura de Duque de Caxias forte e pulsante.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo reafirma seu fiel compromisso em fazer com que as políticas públicas do município estejam alinhadas com todas as questões nela envolvidas, seja com relação à realização de conferência, como também, para anseio do povo caxiense, de toda e qualquer ação relacionada ao sistema cultural.

Renovamos nosso empenho em realizar as atividades culturais do Município de Duque de Caxias sempre em prol do melhor desenvolvimento social da cidade e, no ensejo, lamentamos profundamente qualquer entendimento contrário a este.

Para mais informações, acesso o sítio eletrônico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT): http://smct.duquedecaxias.rj.gov.br/conselho-de-cultura.html

 

folder_openTags