NO DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À SURDEZ, CENTRO DE SAÚDE AUDITIVA DE DUQUE DE CAXIAS BATE RECORDE COM MAIS DE 60 MIL PACIENTES ATENDIDOS
A data visa educar e prevenir problemas de audição, que podem causar dificuldades na comunicação e impactar a qualidade de vida.
Pensando no acolhimento, no tratamento e na qualidade de vida das pessoas que sofrem com as consequências desse tipo de deficiência, a Prefeitura de Duque de Caxias inaugurou, em agosto de 2018, o Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda, localizado em prédio anexo ao Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo.
Nesses sete anos de fundação, o Centro de Saúde Auditiva firmou-se como unidade de referência em audiologia para milhares de pacientes de todo o estado, com mais de 61 mil pacientes atendidos, mais de 504 mil procedimentos realizados, além da entrega gratuita de 36.527 mil aparelhos auditivos para bebês, jovens, adultos e idosos.
Na unidade municipal, os pacientes têm acesso a exames de comprovação de surdez, encaminhamentos para tratamentos específicos, terapia fonoaudiológica e próteses. Todo o atendimento oferecido é gratuito. O local conta com dezenas de profissionais, entre eles fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, neurologistas, pediatras, assistentes sociais e psicólogos.

Desde a sua fundação, a unidade de saúde tem sido um instrumento poderoso de transformação para milhares de pacientes de todas as idades. Todas recebem acompanhamento especializado, recuperando a audição para que retomem a vida em sociedade.
O atendimento no Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda é realizado por meio de encaminhamento médico, de 2ª a 6ª feira, das 7h às 17h, no primeiro andar do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, localizado às margens da Rodovia Washington Luiz, em Duque de Caxias.
