coronavírus
X
Mais pesquisados

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS DIVULGA LISTAGEM DAS NOVAS FAMÍLIAS CONTEMPLADAS PELO BOLSA FAMÍLIA.

access_time01/04/2020 17:48

Onze mil novos cadastros realizados até o dia 20/03, que estavam sendo avaliados pelo sistema foram liberados para concessão do beneficio. A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, publicou, hoje (01/04) a listagem contendo o nome do responsável familiar, NIS e bairro das famílias contempladas. Mesmo que não tenha recebido o cartão, basta levar Identidade e CPF ou o NIS em qualquer agência da CEF direto no caixa pra fazer o saque na data do seu pagamento. Aqui segue a listagem:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

MATERNIDADE DE SANTA CRUZ DA SERRA COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 490 PARTOS REALIZADOS

MATERNIDADE DE SANTA CRUZ DA SERRA COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 490 PARTOS REALIZADOS

person access_time24/07/2020 21:26

No dia 20/07, a Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra completou um mês de funcionamento. Neste período, a unidade da rede municipal de saúde de Duque de Caxias realizou 331 partos normais e 167 cesáreas, totalizando 498 nascimentos. Os números de serviços prestados também superaram as expectativas, contabilizando 1.300 atendimentos e 330 internações.

A maternidade funciona em regime de plantão de 24 horas, atendendo mulheres com gravidez de baixo e alto risco, com equipamentos modernos e profissionais especializados. A unidade possui centro cirúrgico, ambientes de recuperação pós anestésica (RPA), 20 leitos de neonatal e 10 de UTI materna. Em breve, estarão em funcionamento a UTI materna e neonatal. A unidade possui ainda 12 enfermarias com seis leitos cada, uma enfermaria com cinco leitos, e mais três de isolamento, totalizando 80 leitos. Todos os espaços contam com climatização e área para acompanhantes.

Para a Drª Clara Carvalho, subsecretária municipal de Saúde e diretora da maternidade, o primeiro mês foi de muito trabalho com a adaptação de toda a equipe multiprofissional e funcionários que vieram da antiga maternidade do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. “É muito gratificante ver a equipe motivada e as centenas de atendimentos e serviços realizados. Os desafios são muitos, mas os resultados positivos superam os problemas que enfrentamos neste primeiro mês. Temos a melhor estrutura física, equipamentos e pessoal. Faremos desta maternidade uma referência para todo o estado”, destaca a diretora.

Na unidade, as gestantes podem contar com um Centro de Parto Normal (CPN) com oito PPPs (unidades de Pré Parto e Puerpério), que são quartos individuais e com privacidade, e também com uma unidade transfusional, lactário, farmácia, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social e um laboratório de análises clínicas. No acolhimento, as mães contam com cardiotocografia e classificação de risco.

Parto Humanizado: Um diferencial da nova Maternidade

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias ressalta um diferencial na nova maternidade, que é o parto humanizado, que garante que as mães e os bebês não sejam separados em nenhum momento durante o processo. Trata-se de um conjunto de boas práticas adotadas para que o momento do parto seja menos doloroso para a mãe e o bebê, e mais participativo para o pai. Por meio de diversos recursos, a unidade proporciona às gestantes e aos bebês, mais conforto e segurança neste momento tão especial.

Entre as práticas adotadas estão a garantia do direito ao acompanhante, em cumprimento à Lei Federal nº 11.108, de 7 de abril de 2005; a permanência do bebê nos braços da mãe, logo após o nascimento, ainda com o cordão umbilical intacto. Uma das novidades é que, na maternidade, o cordão umbilical pode ser cortado pela equipe que acompanha o parto ou pelo parceiro/acompanhante de escolha da mãe.

Outras medidas do chamado parto humanizado que já estão sendo aplicadas na unidade são medidas ambientais de diminuição da luminosidade e dos ruídos sonoros, medidas físicas, como garantir a livre movimentação, estímulo do ‘caminhar’ durante o trabalho de parto e exercícios pélvicos, massagem corporal e exercícios respiratórios com o objetivo de promover alívio da dor, exercícios com bola auxiliando na descida e dilatação do colo uterino durante o trabalho de parto, entre outros.

A unidade adotou ainda o projeto Árvore da Vida, uma iniciativa que conta com a participação da equipe de enfermagem obstétrica. A placenta é carimbada em uma folha de papel acompanhada de um breve histórico do parto e dados do recém-nascido. Uma recordação carinhosa do nascimento e que já se tornou uma referência do trabalho.

A Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra está localizada na Avenida Automóvel Clube, 275, em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias.

folder_openTags