MAMÓGRAFO DIGITAL COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 600 EXAMES REALIZADOS EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time29/04/2019 13:51

O município de Duque de Caxias continua fazendo a diferença no cuidado à saúde da mulher. A longa espera por um exame de mamografia, enfrentada há anos por mulheres no município, chegou ao fim no último dia 8 de março, quando o prefeito Washington Reis fez a entrega á população do primeiro equipamento de mamografia digital do município. O equipamento de última geração, instalado no CRAESM - Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher (Rua 25 de Agosto, Vila Santa Alice –
Xerém), bateu o recorde de atendimentos, com mais de 600 exames realizados em menos de um mês de funcionamento.

O exame de mamografia anual é recomendado às mulheres, a partir dos 40 anos. No caso da paciente ter histórico de câncer na família, a realização do exame é indicado a partir dos 35 anos, mas a maioria das mulheres atendidas na unidade não estão dentro dessas especificações.

“A maioria das pacientes atendidas na unidade destacam a iniciativa da Prefeitura de Duque de Caxias com a instalação do mamógrafo digital. É normal recebermos mulheres fazendo o primeiro exame acima da data recomendada, além de não cumprirem a periodicidade anual. A determinação do prefeito Washington Reis é dar prioridade à saúde da mulher e é o que estamos fazendo há dois anos, desde que inauguramos o CRAESM de Xerém”, destaca o Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Carlos.

A primeira fila de espera a ser zerada é a de pacientes acompanhadas no próprio Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher. De um total de 800 mulheres que aguardavam pelo exame, cerca de 500 já foram atendidas. Segundo o Diretor Administrativo da unidade, Emerson Borges, as pacientes estão sendo contatadas por telefone e o exame está sendo realizado com total rapidez, assim como os pedidos encaminhados através do sistema de regulação municipal. Para os novos agendamento de mamografia, a unidade está disponibilizando um funcionário para atender de 7h às 9h, de segunda a sexta-feira. Os exames estão sendo realizados no CRAESM de segunda a sexta, das 7h as 19h, e aos sábados, das 7h às 12h. A Secretaria Municipal de Saúde está organizando um mutirão de mamografia na unidade, para zerar de uma vez a fila de espera no
município.

Para a paciente Marlene de Souza, de 47 anos, moradora do bairro Amapá, no quarto distrito de Caxias, o novo equipamento de mamografia digital veio em ótima hora. “Espero para fazer o exame desde agosto de 2018. Quando soube que a prefeitura trouxe o mamógrafo digital para o CRAESM eu logo vim agendar o meu exame. O agendamento foi super rápido. Eu faço todo o meu acompanhamento ginecológico aqui e tenho sido muito bem atendida. Recomendo a todas as mulheres”, relatou Marlene.

Para o prefeito Washington Reis esse é mais um trabalho que a prefeitura vem realizando no sentido de valorizar e cuidar do cidadão caxiense, em especial para as mulheres.“Quando assumimos a prefeitura encontramos um aparelho de mamografia sucateado e hoje temos um mamógrafo digital de última geração e esta unidade de saúde especializada para as mulheres, com mais de 10 mil atendimentos mensais. Em breve vamos inaugurar a Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra, ampliando a qualidade e o número de atendimentos às mulheres, grávidas e recém-nascidos no município”.

CRAESM DE XERÉM: DOIS ANOS CUIDANDO DA SAÚDE DA MULHER

Assim que assumiu o governo municipal, em 2017, o prefeito Washington Reis determinou a reabertura da unidade de saúde onde por anos funcionou a Maternidade Municipal de Duque de Caxias, no quarto distrito de Xerém. A antiga maternidade deu lugar ao maior equipamento voltado para a saúde
da mulher no município.

A inauguração do CRAESM - Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher, aconteceu no dia 08 de março de 2017, oferecendo serviços nas áreas de ginecologia, endocrinologia, odontologia, pediatria convencional e homeopática, clínica médica, mastologia, nutrição, pré-natal de alto e baixo riscos, imunização para mulheres e crianças. Na unidade também são realizados exames de mamografia, densitometria óssea, preventivo, ultrassonografia da mama, obstétrica e
das vias urinárias, histeroscopia com e sem biópsia, colposcopia, eletrocardiograma e exames de sangue.  O CRAESM chega a realizar, em média, 700 atendimentos de coletas e até 6 mil tipos de exames laboratoriais por mês, entre eles sangue, Beta HCG, hepatite, HIV, sífilis e HGT. Desde a sua implantação, milhares de mulheres foram
atendidas na unidade, chegando a mais de 10 mil atendimentos realizados mensalmente.