MAIS DE DOIS MIL APARELHOS AUDITIVOS SÃO ENTREGUES NO DIA DA MULHER EM DUQUE DE CAXIAS

As mulheres foram o público alvo de dois mutirões de saúde no domingo, com a realização de 150 cirurgias de cataratas e a entrega de dois mil e 200 aparelhos auditivos
O Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo (08/03), foi celebrado em Duque de Caxias com a entrega de 2,2 mil aparelhos auditivos a 1.100 pacientes acompanhadas pelo Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda. A ação, desenvolvida pela Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, reuniu as mulheres atendidas e seus familiares, em uma grande comemoração que contou com a presença do prefeito Washington Reis, do secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, dr. José Carlos Oliveira, parlamentares e autoridades federais, estaduais e municipais.
Desde cedo era grande a movimentação na área externa do Hospital Municipal dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, onde fica o Centro de Saúde Auditiva. A ação resultou no maior mutirão de entrega de aparelhos auditivos realizado na unidade desde sua inauguração, em 2018. Em sua fala, o prefeito Washington Reis parabenizou as mulheres pelo dia e agradeceu a todos que tornaram possível a realização do mega mutirão.
“Desde que assumi o governo temos priorizado a saúde da população. O que estamos vivendo hoje é fruto do trabalho de recuperação da saúde municipal, com a instalação de novos equipamentos, a construção do Hospital do Olho, do CER IV, das Unidades Básicas de Saúde e a inauguração do Centro de Saúde Auditiva aqui no Hospital Moacyr do Carmo. Recuperamos esse projeto, que iniciamos no meu primeiro mandato, porque estamos sensíveis às necessidades dos deficientes auditivos, não só de Duque de Caxias, mas de todo o estado. Aqui, distribuímos uma média de mil aparelhos por mês. São milhares de pessoas que têm suas vidas transformadas. Em Duque de Caxias, a saúde da população importa!”, destacou Washington Reis.
O prefeito agradeceu também a todos os parlamentares que, através dos recursos das suas emendas, têm contribuído com a saúde do município. “Quero deixar um agradecimento público a esses parlamentares amigos de Caxias, que confiam no nosso trabalho e nos ajudam com recursos. Agradeço também ao governo federal, que através do Ministério da Saúde tem apoiado nossos projetos, e deixo um agradecimento especial ao governador Wilson Witzel, que tem sido um parceiro da saúde do município”, ressaltou Reis.
Maria Anastásia, de 84 anos, estava entre as centenas de mulheres beneficiadas com a entrega de aparelhos auditivos no Dia Internacional da Mulher. Moradora de Vila Sarapuí, ela estava acompanhada do filho, Ruiter Gonçalves, que não escondeu a emoção de ver a audição de sua mãe recuperada. “Nos últimos dois anos, os problemas de saúde da minha mãe se agravaram e eu prometi que ia fazer de tudo para resgatar a qualidade de vida dela. Graças a Prefeitura de Duque de Caxias e ao prefeito Washington Reis, estou cumprindo a promessa. E não é só na parte da audição. Minha mãe conseguiu fazer cirurgia de catarata no Hospital do Olho e também faz Fisioterapia no CER IV. Sou muito grato por isso”, revelou Ruiter.
Mutirão de cirurgias de cataratas para mulheres no Hospital do Olho
O dia também foi movimentado no Hospital do Olho Júlio Cândido de Brito, no bairro Dr Laureano. Por lá, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um mutirão para a realização de 150 cirurgias de cataratas tendo como prioridade o público feminino. Dona Regina Célia, 68 anos, moradora do bairro Itaúna, em Duque de Caxias, estava entre o grupo de pacientes que aguardava ansiosa pelo momento de entrar na sala de cirurgia.
“O Dia da Mulher vai ficar marcado pra sempre na minha vida, por ser o dia em que vou realizar a tão esperada cirurgia de catarata. Eu já rodei por muitos hospitais, lutando para fazer essa cirurgia até chegar aqui, no Hospital do Olho. Estou ansiosa e muito emocionada também”, revelou Dona Regina.
Inaugurado em 2017, o Hospital do Olho Julio Cândido de Brito é a primeira unidade municipal especializada em oftalmologia gratuita da Baixada Fluminense. O hospital beneficia moradores de todas as idades, vindos de várias regiões do Estado do Rio de Janeiro. Nesses mais de dois anos de funcionamento, contabiliza cerca de dois milhões de atendimentos realizados, que incluem mais de 1,3 milhão exames, 661 mil consultas, além de mais de 33 mil cirurgias de catarata. Fotos: Eliakin Moura