MAIS DE 200 QUILÔMETROS DE RIOS, CANAIS E VALÕES DRAGADOS EM DUQUE DE CAXIAS
Drenagem e desobstrução periódicas são providências necessárias para prevenir alagamentos. Essas ações também precisam andar de “mãos dadas” com o preparo e conscientização dos moradores para lidar com situações adversas. Assim, estado de caos podem ser evitados em caso de um período de fortes chuvas.
A cidade de Duque de Caxias registrou o menor índice de enchentes desde 2016. A diminuição chegou a 60% a menos de locais alagados. Essa redução é motivada pelas ações de drenagem de rios, canais e valões, e também, da educação dos moradores nos descartes de lixo e entulho.
“Desde que assumimos a preocupação com a drenagem de rios e canais é primária. Nosso município é abaixo do nível do mar e é preciso ações para escoamento de água. Também pedimos e contamos com a cooperação dos moradores. Não joguem lixo na rua, não joguem entulhos dentro dos rios ou canais! Isso só ajuda a obstrução e quando o volume de chuva é alto percebemos a dificuldade de escoar”, disse João Carlos Grillo, Secretário de Obras Municipal.
No último período de chuvas o município caxiense registrou apenas 4 ocorrências: uma em cada Distrito da cidade. Uma baixa de 60% no mesmo período de março de 2016. Ações de educação na coleta e reciclagem de lixo, realizadas pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente, também impactam diretamente no escoamento da água. Em 2018, a média de recolhimento de entulhos e lixo das ruas e rios foi de 320 mil toneladas de entulho e 214 mil de lixo domiciliar por mês. Essas destinações corretas fazem toda diferença no período de altas chuvas.
“Não podemos controlar a natureza, mas a prefeitura demonstrou fazer a parte dela num momento de caos. Há dois anos atrás perdi documentos, móveis, memórias e, por Deus, mantive minha família viva. Hoje consigo ficar em casa e me sentir seguro. Minha rua até enche, mas existe escoamento e não invade mais as casas”, disse Roberto Silva, morador de Santa Cruz da Serra, bairro em Duque de Caxias.
Desde 2017 a preocupação com a Drenagem de Rios e Limpezas de Canais é prioridade no Governo
A Prefeitura desde 2017 vem desenvolvendo um programa de limpeza e desassoreamento de rios, canais e valões que evitaram registros de ocorrência graves. Em alguns pontos, apesar da limpeza regular dos cursos d’água, moradores passavam por momentos de aflição com vias alagadas, principalmente durante o período de maré alta, já que o município está localizado abaixo do nível do mar.
Outros Municípios
Nesta segunda-feira (8/4), a chuva foi forte na cidade do Rio de Janeiro. O bairro carioca do Jardim Botânico foi um dos pontos com maior incidência: 149 mm, maior do que o esperado para o mês inteiro. O alagamento nas ruas se manteve por horas. Uma dificuldade enorme de escoamento. A imprensa justificou, por meio de relatos das reportagens, um alto acúmulo de lixo que prejudicou a vazão da água.
A capacidade para agir em situações adversas para retomar a normalidade também é perceptível nas ruas de Duque de Caxias já que o trabalho de prevenção é contínuo.
Aos moradores que enfrentarem quaisquer situações de risco pode acionar a Defesa Civil, que faz atendimento 24h, por meio dos telefones: 199 e 0800-0230199.
.jpeg)
