coronavírus
X
Mais pesquisados

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS DIVULGA LISTAGEM DAS NOVAS FAMÍLIAS CONTEMPLADAS PELO BOLSA FAMÍLIA.

access_time01/04/2020 17:48

Onze mil novos cadastros realizados até o dia 20/03, que estavam sendo avaliados pelo sistema foram liberados para concessão do beneficio. A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, publicou, hoje (01/04) a listagem contendo o nome do responsável familiar, NIS e bairro das famílias contempladas. Mesmo que não tenha recebido o cartão, basta levar Identidade e CPF ou o NIS em qualquer agência da CEF direto no caixa pra fazer o saque na data do seu pagamento. Aqui segue a listagem:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

JANEIRO ROXO: PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS PROMOVE AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

JANEIRO ROXO: PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS PROMOVE AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

person access_time14/01/2022 09:40

Para marcar o Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase, celebrado sempre no último domingo do mês de janeiro, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde divulga uma agenda de ações voltadas para conscientização, prevenção e luta contra a doença no município.

A programação, desenvolvida pelo Departamento de Vigilância em Saúde e Programa de Hanseníase, acontece nas unidades de saúde e inclui o exame de pele (avaliação de manchas e lesões) para rastreamento, além de palestras e distribuição de material informativo.

A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. Possui como agente etiológico o Mycobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença. Assim que o tratamento com antibióticos é iniciado a doença deixa de ser transmissível, por isso é importante diagnosticá-la logo no início dos sinais. No entanto, o tratamento com antibióticos não reverte danos neurais e sequelas causadas pelo diagnóstico tardio. Caso haja um resultado positivo, as pessoas que têm intenso convívio com o infectado também devem procurar o sistema de saúde.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, foram 312 mil novos casos registrados no Brasil nos últimos dez anos, o que coloca o país na segunda posição no ranking mundial da doença.

Sintomas
Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são:
• lesão(ões) (manchas) e/ou área(s) da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolorosa (à dor) e/ou tátil (ao tato);
• comprometimento do(s) nervo(s) periférico(s), geralmente espessamento (engrossamento), associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas;
• Áreas com diminuição dos pelos e do suor;
• Áreas do corpo com sensação de formigamento e/ou fisgadas;
• Diminuição e/ou ausência da força muscular na face, mãos e pés;
• Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Onde Tratar a Hanseníase
O município de Duque de Caxias disponibiliza o tratamento e acompanhamento da doença nas seis Unidades Pré Hospitalares (UPHs), Centro Municipal de Saúde (CMSDC), Posto Antônio Granja, Hospital Municipal Duque e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). O tratamento dura em média de seis meses a um ano e os medicamentos são seguros e eficazes. Ainda no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida. Familiares, colegas de trabalho e amigos, além de apoiarem o tratamento, devem comparecer nos postos de saúde para serem examinados e vacinados. O tratamento da hanseníase é ambulatorial, ou seja, não necessita de internação.

Confira os locais, dias e horários das ações da campanha “Janeiro Roxo” no município:
* 17/01 – UPH Imbariê, das 9h às 12h
(Rua Santa Catarina – Imbariê)

* 20/01 – UPH Campos Elíseos, das 9h às 12h
(Av. Actura, 333 – Campos Elíseos)

* 20/01 – UPH Saracuruna, das 9h às 12h
(Av. Presidente Roosevelt, s/n – Parque Uruguaiana)

* 21/01 – UPH Pilar, das 9h às 12h
(Rua Carlos Alvear, s/n, Pilar)

* 21/01 - UPH Xerém, das 9h às 12h
(Rua Nóbrega Ribeiro, s/n – Xerém)

* 21/01 – UPH Parque Equitativa, das 9h às 12h
(Av. Automóvel Clube – Parque Equitativa)

* 26/01 – UBS Antônio Granja, das 9h às 12h
(Rua General Moreira Sampaio, s/n - Parque Fluminense)

* 27/01 - Centro de Cidadania LGBT - Baixada, das 9h às 14h
(Rua Frei Fidélis, s/n, Centro, D.C)

* 28/01 – Hospital Municipal Duque, das 9h às 12h
(Av. Dr. Manoel Lucas, s/n – Parque Senhor do Bonfim)

* 01/02 – CMSDC - Centro Municipal de Saúde, das 9h às 12h
(Rua General Gurjão – Centro)

folder_openTags