HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM ANO DE FUNCIONAMENTO COM MAIS DE 50 MIL ATENDIMENTOS REALIZADOS

person access_time05/07/2023 14:45

No último dia 1° de julho, o Hospital Municipal Veterinário de Duque de Caxias completou um ano de fundação. A unidade, instalada no bairro Jardim Primavera, segundo distrito, é administrada pela Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, e é o único Hospital Veterinário da Baixada Fluminense que atende gratuitamente cães e gatos, com acesso a consultas, exames e cirurgias. Ao completar seu primeiro ano de atividades, o Hospital contabiliza mais de 50 mil atendimentos e mais de 2 mil e 500 cirurgias realizadas.

A unidade veterinária funciona 24 horas por dia, para casos de emergência, o que atrai pessoas de outros municípios da Baixada e até do Rio de Janeiro. Ao dar entrada na emergência da unidade, os animais passam por uma triagem e, dependendo dos sintomas, são indicados os exames necessários. O hospital está equipado para realizar raio-x, ultrassom, ecocardiograma e hemograma, entre outros.

O serviço ambulatorial, que inclui consultas médicas e a realização de exames, acontece de segunda a domingo, das 7h às 17h, mediante a distribuição de 120 senhas diárias, específicas para esses atendimentos. Para prestar o melhor serviço aos animais, o hospital conta com um Centro Cirúrgico com três salas e toda a infraestrutura necessária: uma onde são realizadas as operações e as outras duas dedicadas ao trabalho pré e pós-operatório.

Castração gratuita para cães e gatos
O Hospital Municipal Veterinário conta ainda com o serviço de pré-agendamento on-line para castração de cães e gatos. Os tutores e protetores de cães e gatos devem fazer o pré-agendamento das cirurgias através do link: http://hmv.duquedecaxias.rj.gov.br/. No primeiro acesso ao site, o interessado terá que clicar em “Cadastrar-se aqui” e preencher os dados do tutor e do animal. Para que o pré-agendamento da castração seja realizado, o responsável pelo cadastro deverá ser maior de 18 anos. Após a confirmação do registro on-line, o responsável deverá aguardar o contato da equipe do hospital com as informações referentes ao agendamento do procedimento cirúrgico.

O horário de funcionamento do ambulatório é de segunda a domingo, das 7h às 17h. O atendimento de emergência funciona 24h, todos os dias da semana.
O Hospital Municipal Veterinário está localizado na Alameda Xavier Filho, próximo à sede da Prefeitura de Duque de Caxias, em Jardim Primavera.