coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS BATE RECORDE DE ATENDIMENTO

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS BATE RECORDE DE ATENDIMENTO

person access_time12/05/2023 10:15

Unidade municipal é a única pública e totalmente gratuita da Baixada Fluminense no tratamento de cães e gatos, 24 horas por dia


A saúde de cães e gatos vem recebendo atenção especial por parte da Prefeitura de Duque de Caxias. Desde meados de 2022, os animais têm direito a consultas, exames e cirurgias no Hospital Municipal Veterinário, em Jardim Primavera, segundo distrito. No mês de fevereiro, a unidade bateu seu recorde, com mais de 5.800 atendimentos. Em apenas 10 meses, mais de 39.769 atendimentos já foram realizados.

O serviço é totalmente gratuito e também contribui com o bem-estar da população, que ganha com o combate a doenças infectocontagiosas. O hospital, que fica às margens da Rodovia Washington Luiz, funciona 24 horas por dia, para casos de emergência, o que atrai pessoas de outros municípios. O serviço ambulatorial, que inclui consultas médicas e a realização de exames, acontece de segunda a domingo, das 7h às 17h, mediante a distribuição de senhas diárias específicas para esses atendimentos.

Para prestar o melhor serviço aos animais, o hospital conta com um Centro Cirúrgico com três salas e toda a infraestrutura necessária: uma onde são realizadas as operações e as outras duas dedicadas ao trabalho pré e pós-operatório. Entre setembro do ano passado até abril deste ano, o hospital realizou mais de 2.053 cirurgias.

Nem todos os casos exigem intervenções cirúrgicas. Os animais passam por uma triagem e, dependendo dos sintomas, são indicados os exames necessários. O hospital está equipado para realizar raio-x, ultrassom, ecocardiograma e hemograma, entre outros. O laboratório da própria unidade emite os laudos.

"É muito gratificante saber que estamos ajudando a salvar a vida dos animais. Muitos chegam aqui à beira da morte e, na maioria dos casos, se reestabelecem. Mas temos sempre que reforçar a necessidade de prevenção e de combate aos maus-tratos", diz o diretor do hospital, Leandro Ramalho.

Castração gratuita para cães e gatos

No final de 2022, o Hospital Municipal Veterinário lançou o serviço de pré-agendamento on-line para castração de cães e gatos. Os tutores e protetores de cães e gatos devem fazer o pré-agendamento on-line das cirurgias através do link: http://hmv.duquedecaxias.rj.gov.br/. No primeiro acesso ao site, o interessado terá que clicar em “Cadastrar-se aqui” e preencher os dados do tutor e do animal. Para que o pré-agendamento da castração seja realizado, o responsável pelo cadastro deverá ser maior de 18 anos. Após a confirmação do registro on-line, o responsável deverá aguardar o contato da equipe do hospital com as informações referentes ao agendamento do procedimento cirúrgico.

O sucesso da iniciativa pode ser comprovada pelos mais de 23 mil pré-agendamentos registrados no sistema, contemplando vários municípios. Para ajudar no fluxo e diminuir a fila de espera, a Secretaria Municipal de Saúde conta com a parceria da Fundec, através dos serviços da sua Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde Veterinária, mais conhecido como ‘Castramóvel’. Entre os dias 02 e 05/05, a unidade móvel da Fundec ficou instalada no estacionamento do Hospital Municipal Veterinário, prestando atendimentos nos períodos da manhã e tarde. A expectativa da direção é de que essa parceria se repita pelo menos uma semana a cada mês.

Morador de São João de Meriti, Willian Custódio cadastrou seu gato Nikolas há cerca de três meses. A espera valeu a pena e, na última sexta-feira (05/05), foi atendido pela equipe do Castramóvel.
“Fiquei sabendo desse serviço através da minha mãe e fiz logo o cadastro do Nikolas. Essa semana recebi a mensagem com a data e horário da castração e estamos aqui. É muito bom ter esse atendimento gratuito aqui em Duque de Caxias e aberto para todos os municípios”, disse o tutor do gatinho de apenas dois meses.

O gato Antônio, de um ano, também foi um dos que passaram pelo Castramóvel. Sua tutora, Cristiane de Cássia, é moradora do Parque Duque, em Duque de Caxias, e também fez o cadastro pela internet.
“A Prefeitura de Duque de Caxias está de parabéns. Quando o Antônio precisou fazer exame de sangue, recorri ao hospital e fui muito bem atendida. Fiz o curso gratuito de Auxiliar de Veterinária da Fundec e sei como esse serviço é importante para a saúde dos nossos pets”, declarou Cristiane.

folder_openTags