HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS BATE RECORDE DE ATENDIMENTO

person access_time12/05/2023 10:15

Unidade municipal é a única pública e totalmente gratuita da Baixada Fluminense no tratamento de cães e gatos, 24 horas por dia

A saúde de cães e gatos vem recebendo atenção especial por parte da Prefeitura de Duque de Caxias. Desde meados de 2022, os animais têm direito a consultas, exames e cirurgias no Hospital Municipal Veterinário, em Jardim Primavera, segundo distrito. No mês de fevereiro, a unidade bateu seu recorde, com mais de 5.800 atendimentos. Em apenas 10 meses, mais de 39.769 atendimentos já foram realizados.

O serviço é totalmente gratuito e também contribui com o bem-estar da população, que ganha com o combate a doenças infectocontagiosas. O hospital, que fica às margens da Rodovia Washington Luiz, funciona 24 horas por dia, para casos de emergência, o que atrai pessoas de outros municípios. O serviço ambulatorial, que inclui consultas médicas e a realização de exames, acontece de segunda a domingo, das 7h às 17h, mediante a distribuição de senhas diárias específicas para esses atendimentos.

Para prestar o melhor serviço aos animais, o hospital conta com um Centro Cirúrgico com três salas e toda a infraestrutura necessária: uma onde são realizadas as operações e as outras duas dedicadas ao trabalho pré e pós-operatório. Entre setembro do ano passado até abril deste ano, o hospital realizou mais de 2.053 cirurgias.

Nem todos os casos exigem intervenções cirúrgicas. Os animais passam por uma triagem e, dependendo dos sintomas, são indicados os exames necessários. O hospital está equipado para realizar raio-x, ultrassom, ecocardiograma e hemograma, entre outros. O laboratório da própria unidade emite os laudos.

"É muito gratificante saber que estamos ajudando a salvar a vida dos animais. Muitos chegam aqui à beira da morte e, na maioria dos casos, se reestabelecem. Mas temos sempre que reforçar a necessidade de prevenção e de combate aos maus-tratos", diz o diretor do hospital, Leandro Ramalho.

Castração gratuita para cães e gatos

No final de 2022, o Hospital Municipal Veterinário lançou o serviço de pré-agendamento on-line para castração de cães e gatos. Os tutores e protetores de cães e gatos devem fazer o pré-agendamento on-line das cirurgias através do link: http://hmv.duquedecaxias.rj.gov.br/. No primeiro acesso ao site, o interessado terá que clicar em “Cadastrar-se aqui” e preencher os dados do tutor e do animal. Para que o pré-agendamento da castração seja realizado, o responsável pelo cadastro deverá ser maior de 18 anos. Após a confirmação do registro on-line, o responsável deverá aguardar o contato da equipe do hospital com as informações referentes ao agendamento do procedimento cirúrgico.

O sucesso da iniciativa pode ser comprovada pelos mais de 23 mil pré-agendamentos registrados no sistema, contemplando vários municípios. Para ajudar no fluxo e diminuir a fila de espera, a Secretaria Municipal de Saúde conta com a parceria da Fundec, através dos serviços da sua Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde Veterinária, mais conhecido como ‘Castramóvel’. Entre os dias 02 e 05/05, a unidade móvel da Fundec ficou instalada no estacionamento do Hospital Municipal Veterinário, prestando atendimentos nos períodos da manhã e tarde. A expectativa da direção é de que essa parceria se repita pelo menos uma semana a cada mês.

Morador de São João de Meriti, Willian Custódio cadastrou seu gato Nikolas há cerca de três meses. A espera valeu a pena e, na última sexta-feira (05/05), foi atendido pela equipe do Castramóvel.
“Fiquei sabendo desse serviço através da minha mãe e fiz logo o cadastro do Nikolas. Essa semana recebi a mensagem com a data e horário da castração e estamos aqui. É muito bom ter esse atendimento gratuito aqui em Duque de Caxias e aberto para todos os municípios”, disse o tutor do gatinho de apenas dois meses.

O gato Antônio, de um ano, também foi um dos que passaram pelo Castramóvel. Sua tutora, Cristiane de Cássia, é moradora do Parque Duque, em Duque de Caxias, e também fez o cadastro pela internet.
“A Prefeitura de Duque de Caxias está de parabéns. Quando o Antônio precisou fazer exame de sangue, recorri ao hospital e fui muito bem atendida. Fiz o curso gratuito de Auxiliar de Veterinária da Fundec e sei como esse serviço é importante para a saúde dos nossos pets”, declarou Cristiane.