HOSPITAL DO OLHO DE DUQUE DE CAXIAS É REFERÊNCIA EM CIRURGIA DE ESTRABISMO

person access_time19/02/2020 16:22

Inaugurado em dezembro de 2017, o Hospital do Olho Julio Cândido de Brito é a primeira unidade municipal especializada em oftalmologia gratuita da Baixada Fluminense e se tornou a realização de um compromisso assumido pelo prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis. O hospital beneficia moradores de todas as idades, vindos de várias regiões do Estado do Rio de Janeiro.

Através dos mutirões de cirurgias, milhares de pessoas já passaram por cirurgias de catarata e glaucoma. Nesses mais de dois anos de funcionamento, a unidade contabiliza cerca de dois milhões de atendimentos realizados, que incluem mais de 1,3 milhão exames, 661 mil consultas, além de mais de 33 mil cirurgias de catarata.

Entre as cirurgias pediátricas realizadas na unidade está a correção cirúrgica de estrabismo. No dia 06/02, foi a vez do pequeno Isaac Moreira da Silva, de 6 anos, passar pelo procedimento realizado pela equipe formada pelos oftalmologistas Dr. Renato Queiroz e Dra Nathalia Raupp, e pelo anestesista Dr. Hugo Siqueira, com acompanhamento da Dra Fernanda Guimarães, pediatra do Hospital do Olho e atual presidente da SOPERJ - Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro, setor Baixada Fluminense.

“A cirurgia do Isaac foi um sucesso. Atualmente, fazemos até quatro procedimentos como esse por semana. Cerca de 90 crianças já foram atendidas e passaram pela correção de estrabismo aqui no Hospital do Olho. É importante que os pais façam o quando antes a avaliação oftalmológica. Nesses casos, o diagnóstico precoce conta muito para o sucesso da correção”, ressaltou a pediatra.

É um erro acreditar que o estrabismo desaparece com o crescimento. Assim que o desvio ocular for notado nas crianças, elas devem se encaminhadas para avaliação oftalmológica. O estrabismo pode ser tratado e corrigido em qualquer idade, mas os resultados são sempre melhores se o tratamento for seguido à risca e precocemente iniciado. A falta de tratamento adequado pode reverter na perda total da visão do olho desviado.

O Hospital do Olho Julio Cândido de Brito funciona de segunda a domingo, a partir das 7h, e está localizado na Praça do Laureano, nº1.135, bairro Dr. Laureano, em Duque de Caxias.