FUNDEC PROMOVE CURSO DE NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA FUNCIONÁRIOS
A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Fundec (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, irá promover em dois sábados, nos dias 21/09 e 05/10, um curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros para os servidores da Fundação.
A atividade vai ser realizada no Polo Social, localizado à Rua Professor José de Souza Herdy, 934, no bairro Jardim 25 de Agosto. O curso será ministrado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias. No final do curso, os servidores receberão um certificado de capacitação.
O presidente da Fundec, Joílson Cardoso, destacou a importância da Lei Lucas e da capacitação dos funcionários: “Na Fundec, lidamos com 10 mil alunos, fora os nossos servidores. Temos que estar preparados para possíveis acidentes. Se tivesse alguém treinado o menino Lucas poderia estar vivo. Estamos sempre atentos às campanhas de relevância social, aquelas que protegem a população, como a Lei Maria da Penha, Setembro Amarelo e outras”.
Entenda o caso
Em setembro de 2017, o jovem Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, faleceu em um passeio da escola, na cidade de Campinas-SP. Lucas se engasgou com um pedaço de salsicha. Sem o atendimento básico necessário, teve sete paradas cardíacas. Desde então, sua mãe, a advogada Alessandra Zamora, lutou para que fosse aprovada uma lei onde obrigasse as escolas a ensinarem técnicas de primeiros socorros.
Sancionada em 2018, a lei nº 13.722/2018 (Lei Lucas) determina que instituições públicas e privadas da educação básica capacitem professores e funcionários para prestar primeiros socorros.


