FESTA DE SANTO ANTÔNIO TEM APRESENTAÇÃO TEATRAL COM HOMENAGEM A ZIRALDO NO PALCO EXTERNO DO RAUL CORTEZ, EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time14/06/2024 16:45

Nesta quinta-feira (13/06), ocorreu o segundo dia de comemoração da maior festa popular e religiosa de Duque de Caxias. Marcado por shows com bandas de forró nos dois palcos da Festa de Santo Antônio, a apresentação cultural teve início com o espetáculo “A Festa do Menino Maluquinho”, do grupo artístico MultiArte, no palco aberto do Teatro Municipal Raul Cortez, no Centro.

A performance teatral, que tem texto e direção assinada por Maggie Dias, prestou uma homenagem ao escritor e cartunista Ziraldo, que presenteou à Diocese de Duque de Caxias, em 2014, com o desenho de Santo Antônio, tornando-se a marca da Festa do padroeiro da cidade.

Incentivada por Ziraldo a seguir na carreira de roteirista, a diretora Maggie Dias falou sobre a preparação dos atores para o espetáculo: “é uma honra muito grande o MultiArte 3ª Geração estar diretamente vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, porque isso instrumentaliza os atores em diversas atividades diferenciadas e distintas, que faz com que desenvolvam as potencialidades e torne mais fluido as apresentações”, explicou ela.

Já a atriz Elisa Sara, que interpretou a Professora Muito Maluquinha, personagem eternizada pelo escritor, não conteve a emoção ao falar do ídolo: “o Ziraldo não é só o meu escritor favorito, ele é o escritor do meu livro favorito que é a personagem que eu interpreto. A Professora Maluquinha é a personificação do meu sonho, e quando eu me apresentei para ele em 2014, ele olhou para mim e disse "você é a minha professora maluquinha" ”, recordou a atriz.
A homenagem, com o quadro em comemoração aos 10 anos do desenho do cartunista, foi entregue pelos artistas do espetáculo para a Subsecretária Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, Lídia Malafaia.

A Festa de Santo Antônio vai seguir até domingo, 16 de junho, com apresentações de quadrilhas, shows de forró, gastronomia e missas celebradas na Catedral de Santo Antônio.

O público também pode conferir o Espaço do Artesanato, localizado ao lado da Teatro Raul Cortez, que está funcionando das 16h às 22h, com oficinas e os mais variados tipos de artesanatos, como artigos religiosos, bolsas com identidade cultural, crochês, laços, bijuterias, velas artesanais, esculturas em biscuit, acessórios e bolsas feitas com reaproveitamento de couro e câmara de ar. O Espaço é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e as barracas foram cedidas pelo Sesc de Duque de Caxias.