FESTA DE SANTO ANTÔNIO RECEBE MAIS DE 200 MIL VISITANTES EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time14/06/2023 14:24

Foram seis dias de festa. A Tradicional Festa de Santo Antônio, em Duque de Caxias, recebeu mais de 200 mil visitantes, moradores do município e cidades vizinhas.

Missas diárias, procissões, diversão para todas as idades e gastronomia marcaram o evento que voltou a acontecer na Avenida Governador Leonel de Mora Brizola (antiga Presidente Kennedy) e na Praça do Pacificador. O evento, além de ajudar financeiramente os projetos sociais da Catedral de Santo Antônio, gerou muitos empregos temporários, com a contratação de pessoas, em sua maioria moradores locais.

Um dos destaques da programação festiva foi a apresentação de quadrilhas juninas na Praça do Pacificador, que recebeu grupos consagrados em todo o estado. Nessa terça (13) se apresentaram, na Praça do Pacificador, os grupos Chico Halley e Aarão, que atraíram grande público e muitos elogios. No espaço, também foram realizadas apresentações de música, contação de história, poesia, apresentação de dança e cordel. Autores e poetas da cidade também participaram da programação, e artesãos comercializaram seus produtos no Espaço do Artesão, com expositores locais.

“Estamos muito felizes pelo espaço que a festa proporcionou aos artesãos, além do sucesso das atividades culturais programadas para todos os públicos. Esta festa, além de ser um marco na religiosidade, também é um incentivo ao turismo e à economia criativa do município”, destacou a subsecretária municipal de Cultura e Turismo, Lídia Malafaia.

A Festa de Santo Antônio, realizada com apoio da prefeitura, do governo do estado e da concessionária Águas do Rio, mobilizou as secretarias municipais de Obras e Defesa Civil, Saúde, Segurança Pública, Comunicação, Educação, Cultura e Turismo, Transportes e Serviços Públicos, Assistência Social, entre outros órgãos. As crianças receberam atenção especial. Durante os dias de evento, foram distribuídas mais de cinco mil pulseiras de identificação. A área de segurança contou com apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil. No posto de urgência e emergência, montado ao lado do teatro Raul Cortez, foram poucos os registros de ocorrências.

O evento, que durante dois anos ficou restrito ao interior da igreja por causa da pandemia de Covid 19, ‘voltou com força total’, segundo a opinião colhida entre os visitantes e participantes da festa. A exemplo dos anos anteriores, o setor gastronômico comemorou o retorno da festa. “Minha família participa da festa há mais de 20 anos. Nossa barraca é um point de comida nordestina e nossa freguesia é fiel. Este ano contratamos 12 pessoas para trabalhar. O trabalho é puxado, das 11hs até o final do dia, mas vale a pena”, disse um dos responsáveis pela barraca da Dora e Cidinho, Leandro Ribeiro, filho da matriarca Maria Gorete.

O dia do padroeiro contou com uma programação especial, iniciada às 6hs da manhã, com missas realizadas de duas em duas horas. Ao final do dia, aconteceu a tradicional procissão de Santo Antônio, reunindo milhares de devotos e religiosos. O casal Nemilson de Souza e Débora, pais do pequeno Antônio, 6 anos, moradores de Duque de Caxias, estavam visivelmente emocionados ao chegarem na Catedral para participar da missa e acompanhar a procissão. O casal contou como a fé em Santo Antônio fez a diferença no momento mais difícil de suas vidas, quando o filho passou 48 dias no CTI de um hospital. Hoje o casal faz questão de trazer o filho Antônio todos os anos para agradecer a graça concedida.
“Só quem passou por isso sabe da alegria que é ver a cura de um filho. E durante todo esse período de sua internação, eu e meu marido vinhamos diariamente aqui, orar e pedir a intercessão do Santo pela cura do Antônio. Hoje é mais um dia para agradecer!”, disse a mamãe Débora, emocionada.

Outro ponto de destaque nos seis dias do evento foi o número de pessoas que passaram pelos serviços gratuitos oferecidos pelo Polo de Beleza da Fundec, na Praça do Relógio, contabilizando 1.617 atendimentos, incluindo corte de cabelo feminino e masculino, trança, manicure e sobrancelhas.

2024 é logo ali!