coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

FEIRA DE DUQUE DE CAXIAS: UM ENCONTRO DE GERAÇÕES

FEIRA DE DUQUE DE CAXIAS: UM ENCONTRO DE GERAÇÕES

person access_time06/01/2023 11:57

A tradicional Feira de Duque de Caxias é realizada ao ar livre todos os domingos, das 6h às 14h30, sendo visitada por milhares de pessoas. Uma das maiores da América Latina, a Feira se estende pelas Avenidas Presidente Vargas e Duque de Caxias, além da Rua Prefeito José Carlos Lacerda.

Ainda na madrugada começa a montagem dos dois mil tabuleiros, enchendo avenidas e ruas adjacentes do Centro de Duque de Caxias com seus costumes e tradições. A Feira, com origem nordestina, acompanhou as múltiplas facetas que mudaram o espaço durante todas essas décadas de realização, trazendo histórias de seus antigos e atuais feirantes: pai, mãe e filhos se reconstroem numa feira centenária.

Uma das mais procuradas é a carne de sol, típica do nordeste brasileiro. Ao perpassar pela Feira logo nos deparamos com a barraca de Antônio Rodrigues, mais conhecido como Toinho, nascido em Campina Grande, na Paraíba, que começou trabalhando com o pai quando tinha apenas 10 anos. Hoje, trabalham, com ele, esposa, filhos e noras. O feirante atua desde 1962, tendo visto quase todos os prefeitos do município. Passou pela Ditadura Militar e pela redemocratização do país. Costumava vender carne de sol para Tenório Cavalcanti, o famoso Homem da Capa Preta, uma das figuras políticas mais temidas de Duque de Caxias.

Outro que também atravessa décadas de dedicação à Feira é o capixaba Marcondes, conhecido como o Doido da Feira. Oriundo de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, Marcondes começou a trabalhar na Feira em 1982, aos 17 anos. Hoje trabalha com a esposa e o filho vendendo queijo coalho, tapioca, bolo de aipim e pamonha.

Essas são algumas das histórias existentes ali, numa feira com seus temperos, legumes, frutas e flores.

Uma parada que se tornou obrigatória é o Forrobodó. Montado há quatro anos, o espaço conta com comida típica nordestina, bebidas e música, onde o forte é o forró ao vivo, com preferência para os artistas do município.

De acordo com a Revista Pilares da História, apesar de não ter uma data certa do seu início, feirantes e moradores dizem que a Feira de Duque de Caxias existe há pelo menos 100 anos, tendo origem na década de 1920, antes mesmo de o município ser emancipado, em 1943.

Em 2015, foi registrada como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Duque de Caxias.

(Fotos: Gabi Pereira / SMCT DC)

folder_openTags