EXPOSIÇÃO DE FOTÓGRAFO ITALIANO É INAUGURADA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL GOV. LEONEL BRIZOLA, EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time17/11/2023 11:08

Na última segunda-feira (13), ocorreu a inauguração da exposição “O Carnaval Que Ninguém Vê: o encanto da arte fotográfica na Sapucaí”, do fotógrafo italiano Riccardo Giovanni, na Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, em Duque de Caxias.

A mostra apresenta 25 obras utilizando técnica monocromática com as cores dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí. Há também, em cada painel, um código de barras direcionando o visitante para a música tocada no momento que foi tirada a fotografia.

A curadora da exposição, Fabiana Amorim, explica o que o público pode esperar da mostra.
“O que estamos trazendo aqui são todas as escolas de samba, seja de acesso, seja do grupo especial e, além disso, não só os segmentos das escolas, como porta-bandeira e mestre-sala, mas também retratar a emoção, a expressão que o Riccardo traz de forma genuína e extraordinária nessa técnica que é a monocromática”, salientou a curadora.

Ícone do carnaval carioca, a carnavalesca Maria Augusta Rodrigues, jurada do Estandarte de Ouro e responsável por desfiles históricos, como “Domingo” e “O Amanhã”, da União da Ilha do Governador, foi prestigiar a exposição.
“Essa exposição de fotos de carnaval é muito interessante. São fotos muito de perto, que normalmente a gente não percebe. São fotos de detalhes: a arrumação, a maquiagem, as joias, o bordado das roupas. É muito interessante esse olhar do fotógrafo. Caxias tem uma belíssima escola de samba que é a Grande Rio, o carnaval já faz parte da cidade”.

A exposição, que já passou pelo Museu de Arte Moderna do Rio, Biblioteca Parque, Palácio Tiradentes e demais equipamentos culturais, pretende percorrer os 92 municípios, em parceria com a Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ).

Simone Sangelis, Secretária de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, falou da importância de trazer a exposição para a Biblioteca Municipal: “Quando visitei a exposição no Palácio Tiradentes, no centro do Rio, eu já tinha o intuito de trazê-la para a população de Caxias. É uma exposição que retrata o carnaval com muita delicadeza e emoção, que vai ficar até 1ª de dezembro na Biblioteca, um espaço acessível, por ser perto de rodoviária, estação de trem e com entrada gratuita”.

Durante a abertura, teve uma roda de conversa sobre os impactos social e econômico do carnaval. A mesa foi composta por Simone Sangelis; Fabiana Amorim; Maria Augusta Rodrigues; Rosangela Rosa, produtora cultural; Julio Souza, Jorge Luiz Matias e Sérgio Almeida Firmino, representantes da SECEC-RJ; Marcel Grillo Balassiano, economista da Fundação Getúlio Vargas e Jailson Liberato, presidente da BRADUC (Liga de Bloco de Rua e Associados de Duque de Caxias).

O diretor da Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, Keison Mamud, falou sobre a ocupação do espaço com diferentes formas de manifestações culturais: “A Biblioteca também é um espaço de recepcionar outras formas de cultura, como as artes plásticas, a fotografia. Cada uma dessas peças é como se fosse um livro, todas elas têm uma história por trás. Acho que é um bom casamento entre a arte e a literatura”.

A Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e fica localizada na Praça do Pacificador, S/N, Centro, Duque de Caxias – RJ.