ESTUDANTES DA UFRJ CAMPUS DUQUE DE CAXIAS REALIZAM A SEGUNDA EDIÇÃO DO HACKATHON NANOBIO

O Campus Duque de Caxias/UFRJ Prof. Geraldo Cidade, em Santa Cruz da Serra, mais uma vez, inova e mostra o potencial dos seus alunos. De 09 a 11/09, a Universidade promoveu a segunda edição do Hackathon Nanobio. O evento fomentou nos estudantes a vontade de serem empreendedores da área científica apresentando a empresas soluções de problemas em apenas três dias.
De acordo com uma das coordenadoras do evento, Vitória Almeida de Oliveira, de 20 anos, estudante do 6º período de Nanotecnologia, o evento possui o objetivo de difundir a cultura hacker no meio científico. “Muita gente confunde o termo hacker com pessoas que invadem o sistema do computador e não é muito bem isso. Um hacker é uma pessoa que pega um problema e arruma soluções alternativas para contornar esta dificuldade. Queremos, através desta segunda edição, visar que equipes levem seus projetos ao mercado apresentando soluções em vários âmbitos da ciência,” explicou.
Feliz com a maratona tecnológica, uma das idealizadoras da startup Changing Sides, a estudante do último período de Nanotecnologia, Jully Regina Clemente da Motta, de 24 anos, reforçou a importância desta segunda edição. “Eu acho muito importante principalmente por que traz um pouco dessa conexão de universidade com o mercado de trabalho. Esse evento vem justamente pra aproximar os estudantes das empresas. As indústrias trazem os problemas e nós, alunos, estudamos as soluções para a resolução destes”.
Para incentivar os jovens moradores da cidade, o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, inaugurou o campus da UFRJ, em Santa Cruz da Serra, no segundo semestre de 2018, a fim de oferecer melhores condições aos estudantes. “Quero que os filhos dos trabalhadores caxienses virem doutores. Eu estou trabalhando incansavelmente para que nossos jovens tenham oportunidade de serem vencedores e tenham um futuro brilhante,” concluiu Washington Reis.