ENCONTRO REÚNE PROFISSIONAIS PARA DISCUTIR A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE EM DUQUE DE CAXIAS
Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. O HumanizaSUS, como também é conhecida a PNH, aposta na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores, na produção e gestão dos cuidados e dos processos de trabalho. Ela deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS.
Para reafirmar a importância do HumanizaSUS no sistema municipal de saúde, a Secretaria de Saúde de Duque de Caxias, através do Departamento de Humanização, realizou no dia 19 de abril, no Teatro Municipal Raul Cortez, o IIIº Encontro de Humanização do município. O encontro reuniu dezenas de especialistas de diversas áreas, trabalhadores, gestores, usuários do SUS, estagiários e representantes da sociedade em geral, para pensar e debater o tema: “O SUS como espaço de superação: desafios,
vivências e propostas para otimizar o serviço público através da humanização”.
Entre palestras e oficinas educativas, os participantes tiveram a oportunidade de, entre outros assuntos, refletir e disseminar conhecimentos e experiências na área da saúde, tendo a humanização como política norteadora, além de estabelecer uma aproximação entre o ensino acadêmico e a prática cotidiana de atenção à saúde, realizada através do SUS no município de Duque de Caxias.
As palestras foram ministradas pelos seguintes profissionais: Mauro Rego e Valéria Roças (Engenheiro e Dentista, membros da Confluência Desenvolvimento Humano); Rafael Fornerolli (Coordenador da Assessoria de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro); Marcio Azevedo (Enfermeiro obstetra. Trabalha do Departamento de Vigilância em Saúde na área técnica de saúde das mulheres em Duque de Caxias); Dra. Célia Gouvea (Terapeuta Ocupacional com Especialização em Saúde Mental e Terapia Floral); Suzi Faria (Enfermeira. Desenvolve funções técnicas na Coordenação de Qualificação de Material na SES/RJ e trabalha na assessoria do Departamento de Humanização em Duque de Caxias); Dr. Fábio Borges (Dentista, Coach e Palestrante); Dra. Andrea Lemos (Dentista com formação em Práticas Integrativas Complementares na Saúde); Dr. Benedito Ramos (Médico cirurgião com formação em Psicanálise e Saúde Mental. Membro efetivo do Instituto Brasileiro de Hipnose Holística do RJ. Responsável Técnico pelo serviço de saúde do Trabalhador do Hospital Infantil Ismélia Silveira); e Felipe Assumpção (Capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro).
O IIIº Encontro de Humanização de Duque de Caxias, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Humanização, contou ainda com a presença de gestores da área de saúde do município, autoridades municipais e o apoio das secretarias municipais de Cultura e Turismo e Comunicação.

_1.jpeg)
_1.jpg)
_1.jpg)
_1.jpeg)
