DUQUE DE CAXIAS SEGUE EM ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA (18)

person access_time18/01/2024 18:47

Atualizada às 16h, em 18/01/2024

O município de Duque de Caxias mantém o Estágio de Observação, nessa quinta-feira (18). O INMET-Instituto Nacional de Meteorologia divulgou informe para a previsão de pancadas de chuvas moderada, podendo ser acompanhadas de raios e rajadas de vento moderado a partir da tarde/noite de hoje.

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil, alerta aos moradores das regiões consideradas de risco que, ao notarem qualquer anormalidade, procurem um local seguro e liguem imediatamente para os telefones 199 e 08000230199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

As equipes da Defesa Civil, Obras e Limpeza Urbana seguem nas ruas trabalhando na limpeza de canais e redes drenagem, principalmente nas áreas mais afetadas (Amapá, Pilar e Vila Urussaí). O sistema de sirenes de alerta nos quatro distritos da cidade, seguem de prontidão para, caso seja necessário, avisar do perigo, aos moradores das regiões de maior risco, da possibilidade de deslizamentos e alagamentos.
Com o apoio do Governo do Estado e através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, foram disponibilizados pontos de apoio, que contam com os profissionais da SMASDH e demais secretarias, para a realização do cadastro de pessoas e prestando auxílio, como entregas de quentinhas, água mineral, roupas, fraldas, material de limpeza e higiene doados. No balanço geral da quarta-feira (17/01), o município registrou 74 pessoas desabrigadas e 180 desalojadas. No total de quatro dias de serviços nos pontos de apoio, o número geral de atendimentos chegou a 7.979. Nove pontos de apoio seguem prestando atendimento à população nas áreas afetadas, além do recebimento de doações de água mineral, material de limpeza e de higiene.
Lista e endereços dos Pontos de Apoio:
* Centro
Restaurante do Povo: Rua frei Fidelis s/n (Vila Ideal e adjacências);
* Saracuruna
Escola Municipal Olinda Bonturi Bolsonaro: Av. General Nelson Mauro;
* Pantanal
Igreja Cristã Evangélica Renovada: Rua Marechal Dantas Barreto lote 1 quadra 47 - (ponto de referência ponto do CIEP Graciliano);
* São Bento
Associação de Moradores no Jardim Vila Nova: Rua Gilmar Nunes, n. 65;
* Figueira - Fundec
Estrada Velha do Pilar (Praça da Figueira);
* Amapá
- CCAIC Amapá: R. Dalila
- Igreja Quadrangular: Estrada do Amapá, s/n.
(para doações de água mineral, material de limpeza e higiene pessoal);
* Pilar
CIEP 032 Cora Coralina: Av. Governador Leonel Brizola, s/n;
* Sede da Assistência Social, aberta para receber doações: Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1618.

MUTIRÃO DE SERVIÇOS NESSA SEXTA-FEIRA (19)
Uma força tarefa, formada por agentes do município, estado e órgãos públicos, estarão atendendo a população afetada pelas chuvas, através do Mutirão de Serviços que acontece, das 9h às 15h, no CIEP Cora Coralina, no Pilar (Av. Governador Leonel de Moura Brizola, km 12, n. 0).
No local serão distribuídas senhas para os seguintes serviços gratuitos:
- Identidade (Necessário levar certidão de nascimento ou casamento original);
- Isenção para certidões de nascimento, casamento e óbito;
- Habilitação para casamento (necessário levar identidade, CPF e certidão de nascimento original);
- Orientação aos Direitos do Consumidor;
- Cartório;