DUQUE DE CAXIAS PROMOVE AÇÕES PELO MAIO LARANJA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

person access_time25/05/2023 13:05

A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), realizou, na última terça-feira (23/05), o evento “Maio Laranja – Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, no auditório do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN).

O encontro faz parte das atividades da campanha Maio Laranja, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. A data marca uma conquista na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

O evento, que contou com a presença do prefeito Wilson Reis, teve a participação dos palestrantes Débora Maia de Sena Santos (Técnica de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias), Luiz Antônio de Oliveira Fernandes (Conselheiro Tutelar do 1º Distrito), Fernanda Fernandes (Delegada da DEAM de Duque de Caxias) e Janaína da Conceição Santos de Melo (Diretora do GT – HMAPN). Além das palestras, uma equipe de abordagem percorreu vários setores do Hospital Adão Pereira Nunes distribuindo material informativo sobre a campanha para usuários, funcionários e visitantes da unidade.

Ações programadas pelo Maio Laranja no município

Para dar visibilidade à campanha Maio Laranja, a Prefeitura de Duque de Caxias programou diversas ações no município. O objetivo é mobilizar, sensibilizar e informar a comunidade sobre a importância do engajamento de todos nessa luta, denunciando toda violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
Confira os dias e locais das ações do Maio Laranja:
* Hospital Infantil Ismélia da Silveira e UPA Infantil Walter Garcia:
21 a 26/05 - Semana de atividades educativas sobre o tema e roda de conversas com usuários e funcionários das duas unidades de saúde.

* Hospital Infantil de Parada Angélica Padre Guilherme: 24/05 – Roda de Conversa, às 14h

* CEO Imbariê: 24/05 – Roda de Conversa e ações educativas, às 14h

* UPH Imbariê: 24/05 – Roda de Conversa e ações educativas

* UPH Campos Elíseos: 24/05 – Roda de Conversa e ações educativas

* UPH Saracuruna: 29/05 – Roda de Conversa e ações educativas, às 10h

* CEO Prainha: 29/05 - Ação educativa, às 13h

* Webinário “Vamos fazer bonito e combater a violência infantil”: 29/05 – Evento Virtual com palestras. Promoção do Departamento de Humanização da SMSDC.
Link de inscrição: https://forms.gle/c1mqNPhw2hdWdY937
Link da vídeo chamada: https://meet.google.com/fhz-egji-pms

* UPH de Xerém – 31/05 - Roda de Conversa e ações educativas, às 9h

Disque 100- Colabore e denuncie casos de exploração de menores. Todas as denúncias são anônimas. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel.