DUQUE DE CAXIAS GANHA PRIMEIRO ECOPONTO E AVANÇA NA SUSTENTABILIDADE
A Prefeitura de Duque de Caxias deu mais um passo importante rumo a uma cidade mais limpa, organizada e sustentável com a inauguração do primeiro Ecoponto do município, localizado no Parque Vila Nova, Centro. O espaço foi inaugurado no dia 31 de julho de 2025 e já se tornou referência em descarte correto e consciente de resíduos.
O Ecoponto Parque Vila Nova é um local destinado ao recebimento de materiais recicláveis, de entulho, de resíduos de poda e até de resíduos sólidos urbanos (RSU). Mais do que um ponto de coleta, ele representa um compromisso da gestão municipal com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população. Nos primeiros 20 dias de funcionamento, os números já mostram o impacto positivo. Já são 10,31 toneladas de RCC; pneus e galhadas tiveram destinação correta e 1,5 tonelada de recicláveis (papel, plástico, vidro e sucata ferrosa), foram encaminhadas para a cooperativa cadastrada; 100,8 toneladas de resíduos sólidos urbanos foram devidamente tratados e descartados, o que representa aproximadamente 5 toneladas por dia.

Esses resultados reforçam a importância do descarte seletivo e da importância do envolvimento da população nesse processo. Cada resíduo entregue, no Ecoponto, recebe o tratamento adequado, reduzindo o impacto ambiental, evitando descartes irregulares em áreas públicas, o fortalece a cadeia da reciclagem e garante um ambiente mais saudável para todos.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Vinicius Thomaz, destacou a importância da iniciativa para toda a cidade e de como é importante a contribuição da população nesse processo: “Os ecopontos são fundamentais porque diminuem o descarte irregular de resíduos. Antes muitos materiais ficavam ocupando calçadas ou eram jogados em locais indevidos, causando poluição e prejudicando o escoamento da água. Agora a população tem um espaço apropriado e gratuito para realizar o descarte correto. Com menos lixo nas ruas, evitamos a obstrução de bueiros e de redes de esgoto, o que melhora o sistema de drenagem e ajuda a prevenir enchentes em dias de chuva. Além disso, fortalecemos a coleta seletiva, garantimos o destino adequado dos resíduos no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) e aquecemos a economia, gerando renda para famílias que sobrevivem com a renda de materiais descartáveis e para muitas cooperativas de catadores, dando o destino final correto e reaproveitando todo material descartável de forma sustentável.”
