coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

DUQUE DE CAXIAS CERTIFICA PROFISSIONAL PARA CAPTAÇÃO DE CÓRNEA

DUQUE DE CAXIAS CERTIFICA PROFISSIONAL PARA CAPTAÇÃO DE CÓRNEA

person access_time15/01/2020 09:50

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias realizou no dia 09/01, no auditório do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC), a cerimônia de certificação do primeiro profissional formado pelo Curso de Captação de Córneas, para que o mesmo possa atuar não só no município, mas em todo o Estado. O enfermeiro Johnny Ribeiro dos Santos já atua na equipe CIHDOTT - Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, instalada no hospital municipal desde 2015.

A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Dr. José Carlos de Oliveira, do subsecretário de Saúde, Sérgio Luis de Oliveira Guedes, da diretora do HMMRC, Dra Célia Serrano, da assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Dra Patrícia Neves, da coordenadora do Banco de Olhos de Volta Redonda, Michele Antoniol, da enfermeira Elisângela Luiza da Silva Campos, coordenadora do CIHDOTT, além de outros profissionais e convidados.

Em sua fala, o Secretário de Saúde destacou a importância da instalação da CIHDOTT e agradeceu a dedicação dos profissionais ao projeto. “Vivemos um momento de grande importância para a saúde de Duque de Caxias e todos vocês são responsáveis por isso. Ao entregarmos esse certificado ao nosso querido enfermeiro Johnny Ribeiro, estamos reafirmando o cuidado deste governo com a saúde e reconhecendo o trabalho da equipe do CIHDOTT. Hoje, o município se destaca como um dos maiores captadores de córneas do estado. Muito em breve, o Hospital do Olho vai ser referência em cirurgias de Transplante de Córnea, trazendo de volta a visão para milhares de pessoas”.

O Curso de Captação de Córneas é um projeto pioneiro desenvolvido pelo Banco de Olhos de Volta Redonda, responsável pela captação de tecido ocular em 34 municípios do Estado, incluindo a cidade de Duque de Caxias. Os municípios sob sua abrangência são responsáveis por cerca de 40% dos procedimentos realizados no Rio de Janeiro. Através do convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias e o Banco de Olhos de Volta Redonda, estão sendo treinados para receber a certificação mais três profissionais - duas enfermeiras e uma técnica de enfermagem - que já atuam junto à equipe do CIHDOTT.

O processo de formação da Comissão teve início em Duque de Caxias no ano de 2015. Em 2017, o HMMRC recebeu a habilitação CIHDOTT, com a finalidade de organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. Em 2019, o município foi habilitado a realizar cirurgias de Transplante de Córnea, tendo como unidade de referência o Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, especializado em oftalmologia.

Um dos incentivadores da implantação da CIHDOTT, o subsecretário municipal de Saúde, Sérgio Luis Guedes, informou que o próximo passo é transformar o município no Centro de Captação de Órgãos da Baixada Fluminense: “Hoje, o município é ligado ao Banco de Olhos de Volta Redonda, mas a nossa meta é fazer de Caxias a cidade responsável pela captação de toda a região, por morte encefálica ou pelo procedimento a partir do coração parado”.

folder_openTags