DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS TEM AÇÕES SOCIAIS EM DUQUE DE CAXIAS

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando ações preventivas com o objetivo de conscientizar e celebrar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Nesta quinta-feira (01/12), no Centro de Cidadania LGBT Baixada I, foi dada partida a uma série de eventos de orientação e informação sobre o dezembro vermelho. Quem esteve no local teve acesso a serviços de testagem para HIV, corte de cabelo e barba, aferição de pressão e glicose, distribuição de preservativos e materiais informativos, além de auxílio jurídico.
“Geralmente as pessoas têm muito preconceito com a população Lgbt, com a ideia que só esse público transmite o vírus. Na verdade, ele pode estar em qualquer ser humano. Para nós, que trabalhamos com o direito humano, dar a garantia desse direito é fundamental,” declarou Sharlene Rosa, diretora do Complexo dos Direitos Humanos.
De acordo com o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, desde 2013, o SUS garante tratamento para todas as pessoas com HIV (PVHIV), independentemente da carga viral. Ainda de acordo com o Departamento, atualmente existem 21 medicamentos, em 37 apresentações farmacêuticas, a disposição dos pacientes.