DEZENAS DE PESSOAS PARTICIPAM DE MUTIRÃO PARA DOAÇÃO DE SANGUE EM DUQUE DE CAXIAS
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, em parceria com o Hemorio, realizou um mutirão de coleta de sangue, na segunda-feira (29/07), atraindo dezenas de pessoas ao Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC). O mutirão, que aconteceu das 10h às 15h, superou as expectativas dos organizadores, atraindo 130 doadores e possibilitando a coleta de 105 captações (bolsas) de sangue, com capacidade de 420 e 470 ml cada uma.
Kate Marrone, moradora de Xerém (Duque de Caxias), foi uma das primeiras a fazer sua doação. “Sou doadora desde 2003 e assim que ouvi a divulgação do mutirão na rádio, me organizei para estar aqui. Também repassei para amigos. Afinal, ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue, por isso é importante a participação de todos!”, relatou Kate Marrone.
Outro doador que marcou presença na ação do HMMRC, foi o Sr. Isaías de Souza, 56 anos. Ele aproveitou sua ida ao hospital para visitar um amigo para fazer a doação. “Quando cheguei ao hospital vi que estava acontecendo o mutirão e aproveitei para participar. Sou doador há anos, mas pela dificuldade de chegar ao Hemorio eu parei de doar. Estou muito feliz por ter essa oportunidade”, disse o morador do bairro Jardim Primavera.
A ação também atraiu os profissionais de saúde do município. Um exemplo de participação foi dado pela Diretora do Departamento de Atenção Básica da SMS, Dra Flávia Costa. “Doar sangue é sinônimo de solidariedade. Quando soube que teríamos essa ação na unidade me organizei para participar. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas e se todos atenderem ao chamado, muitas vidas serão salvas!”, destacou Dra. Flávia.
Hemorio intensifica apelo para doação de sangue
Segundo informações do instituto Hemorio, houve uma queda de 25% nas doações de sangue no mês de junho e destaca que essa é a época mais crítica do ano, por causa das férias e do frio, ao mesmo tempo em que muitas pessoas estão viajando e o número de acidentes aumenta. Outro fator que colabora para o baixo número de doações é que grande parte das pessoas não estão em boas condições de saúde no inverno e não conseguem fazer a doação.
Quem pode doar?
Para doar sangue é necessário preencher alguns requisitos, como ter entre 16 e 69 anos no dia da doação, ter mais de 50 kg. É necessário ainda levar um documento oficial com foto (carteira de identidade ou de motorista, passaporte, etc) e repousar na noite anterior. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis legais e idosos só poderão doar caso já tenham feito anteriormente. Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings e mulheres em fase de amamentação deverão aguardar um ano para poder doar sangue. Já quem tenha alguma doença transmissível não poderá participar. Os doadores poderão receber declaração e atestado médico para apresentar no trabalho.
Onde doar?
O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio, e funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados. Mais informações podem ser obtidas no Disque Sangue, pelo telefone 0800 282 0708

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
