X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL REALIZA XIV FÓRUM COM O TEMA A LUTA ANTIMANICOMIAL

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL REALIZA XIV FÓRUM COM O TEMA A LUTA ANTIMANICOMIAL

person access_time16/05/2024 10:02

Aconteceu, na última quarta (15/04), o XIV Fórum de Saúde Mental, no auditório do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC). A mesa de debates foi composta pela diretora do Departamento de Saúde Mental, dra. Cinthia Tanaka; pelo médico psiquiatra, Dr. Denis Casagrande; pelo diretor do CAPS Leslie, Helinton Mercante; pelo psicólogo Diogo Bonielle; pela paciente do CAPS Jaqueline do Couto; além da coordenadora de Projetos e Ações Sociais da Saúde Mental, Josi Honorato.

O destaque do Fórum foi a participação da paciente Jaqueline do Couto Pena, diagnosticada com esquizofrenia e longo histórico de internações, que hoje vive quebrando paradigmas. “Minha trajetória no CAPS tem sido muito boa, pois as oficinas complementam meu tratamento. Os profissionais ajudam a manter minha mente calma e sã. Hoje eu consigo falar com as pessoas, me colocar perante a sociedade e não vivo mais exclusa, graças ao CAPS,” contou Jaqueline.

O psicólogo Paulo Patrocínio falou sobre a visibilidade que o fórum traz às pessoas. “Um evento como esse traz a reflexão sobre a importância do cuidado humanizado da saúde mental nos dias atuais. A depressão é uma doença silenciosa e quando o paciente percebe ela já tomou totalmente esse indivíduo, trazendo danos não somente para ele, mas para toda a família. Precisamos diariamente desmistificar e acabar com o preconceito do cuidado com a saúde mental,” declarou o psicólogo.

O dia 18 de maio é o Dia da Luta Antimanicomial. A data traz na bagagem a história da luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, principalmente sobre o combate à ideia da necessidade de isolamento das pessoas, com a adoção de tratamentos contraditórios, o que só aumentava os preconceitos relacionados à saúde mental.

A criação da lei n° 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001, dispõe sobre a proteção e direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. O município de Duque de Caxias possui ambulatório de cuidado com a saúde mental em diversas unidades

folder_openTags