DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS REALIZA CURSO DE OPERAÇÃO DE AERONAVES REMOTAS PARA AGENTES
A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Duque de Caxias segue dando continuidade ao programa permanente de capacitação e investindo nos aprimoramentos técnico e operacional de seus agentes, com a utilização de novas tecnologias voltadas ao mapeamento e ao monitoramento de áreas de risco. Entre os dias 13 e 17 de outubro, quatro agentes da Defesa Civil participaram do Curso de Operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Classe III – Nível Básico), com avaliações teóricas e práticas, promovido pela Coordenação de Veículos Aéreos Não Tripulados (COARP) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-RJ). Durante a capacitação, os servidores receberam instruções teóricas e práticas sobre fonia aeronáutica; avaliação de risco operacional; regulamentação e solicitação de voo; manobrabilidade com drones; direito e cadeia de custódia; meteorologia aplicada, além de conteúdos técnicos baseados nas normas ICA 100-40 e MCA 56-5.
Essa formação representa um avanço no fortalecimento institucional e na modernização das ações de prevenção e de resposta a desastres no município.
_1.jpeg)
A secretária municipal de Defesa Civil, Kaline Marcelino, destacou a importância da capacitação: “Esta capacitação é fundamental, pois amplia nossa capacidade técnica e melhora nossa visão estratégica nas ações de prevenção e de resposta. A secretaria vem investindo continuamente no programa permanente de capacitação dos agentes, com o principal objetivo de aprimorar os desempenhos técnico e operacional do nosso efetivo. Essa formação representa a modernização dos nossos serviços de prevenção, combinada à melhoria do monitoramento e do reconhecimento rápido de áreas de risco, ao apoio à tomada de decisão, ao fornecimento de informações precisas ligadas ao georreferenciamento, ao mapeamento de risco, à integração tecnológica e, sobretudo, ao aumento da segurança para a população. Agradecemos ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República pela disponibilização das vagas e pela oportunidade de qualificação.”
