DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS COORDENA SIMULAÇÃO BEM SUCEDIDA DE ACIDENTE RODOVIÁRIO ENVOLVENDO PRODUTO TÓXICO

person access_time06/06/2023 16:34

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias, através de sua Superintendência de Defesa Civil, realizou, nessa segunda-feira (05/06), um simulado de acidente de transporte rodoviário. O cenário fictício foi de uma colisão com vítimas envolvendo um caminhão tanque, que ocasionou vazamento de substância tóxica com risco de contaminação de uma área de proteção ambiental e uma das principais vias fluviais do município: o rio Saracuruna. Entre outros, também participaram da ação as Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública e Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias; Defesa Civil e Secretaria do Meio Ambiente de Magé; INEA; SAMU; Polícia Rodoviária Federal; Concer; Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro; Regional da Defesa Civil da Baixada Fluminense; Brigada Ambiental e Bombeiro Civil Voluntário e a Cruz Vermelha de Duque de Caxias.

O exercício tinha o objetivo de avaliar a capacidade de resposta dos setores envolvidos em casos de vazamento de produtos tóxicos, oferecendo perigo à comunidade do entorno, além de risco de contaminação de rios e áreas de conservação ambiental. O local da simulação foi na Rodovia Washigton Luiz, subida da Serra de Petrópolis, na altura do km 96, dentro do Refúgio de Vida Silvestre Estadual Serra da Estrela (REVISEST) e em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Leal, que teve o seu acesso bloqueado pelo acidente. O evento contou com a participação de órgãos de Magé devido ao fato do rio Saracuruna, alvo potencial de um vazamento naquela região, desaguar no rio Estrela, que corta o município.

Após a simulação, os participantes se dirigiram ao auditório da Prefeitura de Duque de Caxias para uma avaliação da operação. O exercício foi considerado bem-sucedido por todos. Devido à organização da simulação, a Superintendência da Defesa Civil de Duque de Caxias foi parabenizada pelos outros órgãos envolvidos. Presente no encerramento das atividades, o Prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, também elogiou a atuação: “Já vi com meus próprios olhos. Nossa Defesa Civil está sempre preparada para qualquer emergência que possa surgir. Eles têm uma rede de milhares de voluntários a postos e suas ações servem de exemplo para todo o estado do Rio de Janeiro”, declarou