CURSO DE MANDARIM FAZ A DIFERENÇA NA FORMAÇÃO DOS JOVENS ALUNOS DA FUNDEC EM DUQUE DE CAXIAS
Nunca a expressão “negócio da China” definiu tão bem a oportunidade pioneira que a Prefeitura de Duque de Caxias está oferecendo à população, através da inclusão do Curso de Iniciação ao Mandarim na grade de cursos gratuitos da Fundec - Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas
Sociais de Duque de Caxias. A implantação do curso no município, por determinação do prefeito Washington Reis, ganhou destaque nos últimos dias após a assinatura de parceria entre a Petrobras e a China National Oil and Gas Exploration and Development Company (CNODC), subsidiária da China National Petroleum Corporation (CNPC), determinando que a gigante chinesa terá 20% de participação para conclusão das obras da refinaria do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). Segundo a Petrobras, a aliança vai fortalecer os laços entre as empresas e contribuirá para o reforço da parceria estratégica global entre Brasil e China.
Em visita a uma das turmas do Curso de Iniciação ao Mandarim, na unidade Fundec Polo Social (bairro 25 de Agosto), o prefeito Washington Reis foi acompanhado pelo presidente da Fundec, Ed Wilson Lino e conversou com alunos e com a professora de mandarim, Silvia Ma, nascida na China e que ive no Brasil há 15 anos. Washington Reis destacou que o aprendizado do idioma será um diferencial a mais na formação intelectual e profissional dos milhares de jovens que buscam os cursos gratuitos oferecidos pela Fundação em Duque de Caxias.
“Quando criamos a Fundec, em meu primeiro mandato, tínhamos em mente proporcionar um ensino gratuito, diferenciado e voltado para a inserção dos nossos jovens no mercado de trabalho. Duque de Caxias acompanha um movimento natural no país, com o estreitamento de relações comerciais com a China. Os chineses acabam de assinar uma parceria com a Petrobras para a conclusão das obras do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). Um “negócio da China”, trazendo investimentos e geração empregos para o estado. Aprendendo o Mandarim, nossos jovens vão ter mais oportunidades na busca de emprego”, reforçou Washington Reis.
Curso de Iniciação ao Mandarim
As primeiras turmas para o Curso de Iniciação ao Mandarim foram formadas pela Fundec, no segundo semestre de 2018. A novidade tem atraído dezenas de jovens que buscam no aprendizado de novos idiomas a chance de aumentar, não só o seu conhecimento intelectual, mas também uma formação diferenciada no mercado de trabalho.
O curso conta hoje com a participação de 100 alunos nas Unidades Fundec Polo Social, Gramacho e Tamoio, e tem como objetivo capacitar os estudantes, através de aulas expositivas, apresentações e utilização de equipamentos e componentes específicos, desenvolvendo suas competências para que possam compreender e expressar-se no idioma mandarim, utilizando o vocabulário apropriado, respeitando as regras gramaticais e fonéticas na expressão oral. O curso tem duração de três meses e oferece
certificado. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter no mínimo 16 anos e ter concluído o ensino fundamental.
CURSO DE MANDARIM
Unidades Fundec Tamoio, Polo Social e Gramacho
Previsão de inscrições: 03 a 23/01/2019
Mais informações:
http://www.fundec.rj.gov.br
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
