CRAESM PROMOVE AÇÕES DE SAÚDE E BELEZA PARA MARCAR O OUTUBRO ROSA EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time21/10/2021 18:20

Dando continuidade às ações voltadas para a Campanha Outubro Rosa no município de Duque de Caxias, o CRAESM - Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher promoveu nesta quinta-feira, 21/10, um evento aberto à comunidade. Durante toda a manhã dezenas de mulheres participaram de atividades informativas voltadas para a conscientização, prevenção e controle do câncer de mama e de útero, além de usufruir dos serviços da equipe de Beleza da FUNDEC e agendamento de exames e consultas.

Além da participação da equipe de profissionais e direção do CRAESM, a ação contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Drº Benito Accetta; da subsecretária de Saúde, Drª Célia Serrano; do vereador Júnior Reis; e dos diretores da Fundec, Jonas Santana e Alcinéia Oliveira.

Em sua fala aos presentes, o secretário de Saúde, Drº Benito Accetta, destacou a importância dessas ações para a redução dos índices de câncer de mama e de útero nas mulheres.
“O município de Duque de Caxias vem se destacando no cuidado à saúde da mulher, não só durante o Outubro Rosa, mas no decorrer de todo o ano. Proporcionar esse acesso gratuito a exames importantes na prevenção e combate ao câncer da mulher, como mamografia, preventivo, ultrassonografias, entre outros, tem sido um importante diferencial da administração do Prefeito Washington Reis. Estou muito feliz por ver tantas mulheres presentes nesta ação e buscando esse cuidado com a saúde”, ressaltou Drº Benito.

No próximo sábado (23), a partir das 8h, o CRAESM segue com as atividades do Outubro Rosa, com a realização de um mutirão de exames de mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia mamária, preventivo, teste de sífilis, hepatite, HIV, além de palestra sobre “Prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero”, com a Diretora da unidade, Drª Francisca Ciminelli.

O exame de mamografia anual é recomendado às mulheres, a partir dos 40 anos de idade. No caso de a paciente ter histórico de câncer na família, a realização do exame é indicada a partir dos 35 anos. Os exames podem ser agendados no próprio CRAESM, mediante a apresentação do pedido médico, cartão do SUS e comprovante de residência.

CRAESM
O Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher é a unidade de referência no município de Duque de Caxias no cuidado e atenção à saúde da mulher e conta, desde 2019, com o primeiro Mamógrafo Digital público da cidade. As mulheres têm disponíveis serviços nas áreas de ginecologia, odontologia, pediatria de 0 a 24 meses, mastologia, reumatologia, nutrição, pré-natal de alto e baixo riscos, imunização para mulheres e crianças. De janeiro a agosto deste ano (2021), o Centro de Referência já realizou mais de 141 mil atendimentos.

O CRAESM está localizado na Rua 25 de Agosto, Vila Santa Alice, em Xerém. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e, aos sábados, das 7h às 12h.