coronavírus
X
Mais pesquisados

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS DIVULGA LISTAGEM DAS NOVAS FAMÍLIAS CONTEMPLADAS PELO BOLSA FAMÍLIA.

access_time01/04/2020 17:48

Onze mil novos cadastros realizados até o dia 20/03, que estavam sendo avaliados pelo sistema foram liberados para concessão do beneficio. A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, publicou, hoje (01/04) a listagem contendo o nome do responsável familiar, NIS e bairro das famílias contempladas. Mesmo que não tenha recebido o cartão, basta levar Identidade e CPF ou o NIS em qualquer agência da CEF direto no caixa pra fazer o saque na data do seu pagamento. Aqui segue a listagem:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

CRAESM DE XERÉM PROMOVE AÇÃO DE SAÚDE PARA MARCAR O DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO

CRAESM DE XERÉM PROMOVE AÇÃO DE SAÚDE PARA MARCAR O DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO

person access_time16/06/2021 17:14

O Dia Nacional do Teste do Pezinho, comemorado em 06 de junho, foi lembrado no município de Duque de Caxias com uma ação de saúde no Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher – CRAESM, localizado em Xerém. A data foi criada com o objetivo de informar a população sobre a importância da realização do teste e sua obrigatoriedade para todos os recém-nascidos. A atividade aconteceu na manhã desta terça-feira (15) na unidade que é referência no atendimento a mulheres e recém-nascidos no município.

Teste do Pezinho é o nome popular dado à coleta de sangue no calcanhar dos recém-nascidos para a identificação precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que, quando tratadas precocemente, possibilitam o desenvolvimento físico e mental adequado às crianças. A Diretora Técnica do CRAESM, Dra Maria Francisca Cimineli, destacou a importância do Teste do Pezinho, que faz parte da rotina de atendimentos da unidade.

“A recomendação é que o Teste do Pezinho seja feito entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê. Mas, mesmo passando deste prazo o importante é que seja feito o quanto antes. O exame consegue detectar doenças genéticas ou prevenir má formação que pode aparecer durante o desenvolvimento da criança. Tratada a tempo, a chance de que a doença não deixe sequelas é muito grande, melhorando a qualidade de vida dos casos confirmados e tratados”, informa a diretora.

O CRAESM chega a fazer até 40 testes por semana. O exame é realizado há mais de 20 anos no local, desde quando o mesmo abrigava a Maternidade Municipal de Xerém. A técnica de Enfermagem Rosângela Rodrigues da Graça, lotada há 30 anos na rede municipal de saúde e há 20 anos realizando o Teste do Pezinho, é responsável pelos exames. Ela já perdeu a conta de quantos bebês passaram pelas suas mãos.

“Sinto-me realizada ao atender mães com seus recém-nascidos que lembram de que seus filhos crescidos também fizeram o teste comigo. É importante que todos os pais tenham consciência da necessidade do teste. Quanto antes for feito, mais fácil será para detectar e cuidar de doenças. Aqui, no CRAESM, os atendimentos são realizados às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 8h. Não precisa agendar, é só trazer o bebê que fazemos o exame”, informa Rosângela.

Jéssica Gomes e Douglas Rodrigues são os pais dos pequenos gêmeos Kaleb e Pedro, que estão com 25 dias de vida. Moradores de Santa Cruz da Serra, aguardavam a vez para fazer o Teste do Pezinho nos bebês. “Sabemos da importância de fazer o teste para prevenir e saber se está tudo bem com os nossos filhos. Esse tipo de ação que está sendo feita hoje é boa para que outros pais tenham consciência e não deixem de cuidar da saúde dos seus bebês”, destaca a mãe Jéssica.

O CRAESM está localizado à Rua 25 de Agosto, na Vila Santa Alice, em Xerém. O atendimento na unidade é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, das 7h às 12h.

folder_openTags