COMEÇA NESTA SEGUNDA (8) A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time05/08/2022 17:58

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, para crianças e adolescentes, acontece no município, de 8 de agosto a 9 de setembro

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, promoverá, no período de 08 de agosto a 09 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças menores de cinco anos de idade, e Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (Menores de 15 anos de idade). O dia 20 de agosto será o dia “D” de divulgação e mobilização nacional da campanha.

A vacinação contra a poliomielite e a multivacinação têm como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, assim como oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal do público-alvo para todas as vacinas recomendadas pelo PNI, elevar as coberturas vacinais e homogeneidade e contribuir para a prevenção, controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.

A meta para a campanha contra a poliomielite é de vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos. Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, conforme situação vacinal encontrada, e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Multivacinação
Confira a lista de vacinas disponíveis na campanha Multivacinação:
- BCG contra tuberculose
- VIP contra Poliomielite por vírus 1, 2, 3
- VOP ( oral) contra Poliomielite por vírus 1, 2
- Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo b.
- Hepatite B
- Rotavírus humano, contra gastroenterite por Rotavirus
- Pneumocócica 10, que protege da pneumonia meningite e otite
- Meningocócica C e ACWY, contra meningites
- Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola
- Varicela
- Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens
- Hepatite A
- Febre amarela
- dT contra difteria e tétano
- DPT contra difteria, tétano e coqueluche
- dTpa contra difteria, tétano e coqueluche em lactente precoce.

Veja abaixo a lista das unidades da Rede Municipal de Saúde que participam da Campanha de Multivacinação e Poliomielite:
* CMSDC – Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias
(R. General Gurjão, s/nº – Centro), de segunda a sexta, das 8h às 16h.
* CRAESM – Centro de Referência de Atenção Especializada à Saúde da Mulher (Rua 25 de Agosto, 1 – Xerém), de segunda a sexta, das 8h às 15h.

* Unidades Pré Hospitalares (UPH):
Segunda a sexta, das 8h às 16h – Sábado, das 07h às 11h
- UPH Campos Elíseos (Av. Actura, nº 333)
- UPH Imbariê (Rua Santa Catarina, s/nº)
- UPH Saracuruna (Av. Presidente Roosevelt, s/nº)
- UPH Pilar (Rua Carlos Alvear, s/nº)
- UPH Xerém (Av. Nóbrega Ribeiro, s/nº)
- UPH Parque Equitativa (Av. Automóvel Clube, s/nº)

*Unidades da rede de Atenção Primária (UBS e ESF)
Segunda a sexta, das 8h às 16h
- 1º Distrito
ESF Beira Mar l e ll