coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

COM INSCRIÇÕES ABERTAS, CURSO DE AUXILIAR DE BIBLIOTECAS É UM DOS PROJETOS CONTEMPLADOS PELA LEI ALDIR BLANC EM DUQUE DE CAXIAS

COM INSCRIÇÕES ABERTAS, CURSO DE AUXILIAR DE BIBLIOTECAS É UM DOS PROJETOS CONTEMPLADOS PELA LEI ALDIR BLANC EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time23/02/2021 16:32

Com inscrições abertas até 25 de fevereiro, o curso Capacita Biblio é um dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. O curso é gratuito e as aulas acontecem entre os dias 1º de março e 18 de abril.

Termina nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, as inscrições para o primeiro curso online de formação de auxiliar de bibliotecas, em Duque de Caxias. Capacita Biblio é um curso realizado na modalidade livre, com carga horária de 40h, e conta com professores formados em licenciatura em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). As aulas acontecem entre os dias 1º de março e 18 de abril.

O curso Capacita Biblio é um dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. A Lei Aldir Blanc prevê auxílio emergencial ao setor cultural, visando apoiar profissionais da área que sofreram com impacto da Covid-19. Entre os mecanismos de apoio estão editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural.
“O curso pretende capacitar os profissionais das escolas e bibliotecas para auxiliar nas salas de leitura. Eles vão aprender técnicas, formas de incentivar a leitura dentro daqueles espaços. A proposta é fazer das salas de leitura, um espaço cultural, com atividade de mediação da leitura literária, mediação da informação e organização. Muitas vezes, essas pessoas já estão atuando em biblioteca ou gostariam de atuar e necessitam de uma formação”, explica a bibliotecária e idealizadora do curso Bianca Ferraz.

Bianca Ferraz é bibliotecária, empreendedor na empresa Ferraz Produções, mestranda em Biblioteconomia, Cultura e Sociedade e produtora cultural com diversas atuações nos municípios de Duque de Caxias, Petrópolis e Rio de Janeiro. Nascida e criada em Jardim Primavera, segundo distrito de Duque de Caxias, ganhou o Prêmio Paulo Ramos (2020), foi coordenadora de produção da Festa Literária da Serra Imperial e dos projetos Salas de Leitura. Atualmente, é integrante do Grupo de Pesquisa Bibliotecas Públicas no Brasil: reflexão e prática e pesquisadora do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do Mapa da Leitura, na Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. Ano passado, concorreu ao edital emergencial Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, sendo contemplada no módulo V do fomento para cursos, inscrevendo o projeto Capacita Biblio.


“Pensamos em um curso que alcance os professores das salas de leitura, os voluntários, agentes de bibliotecas comunitárias e todos aqueles que têm interesse nessa área profissional. Um curso dinâmico com minivídeos, e-book, gamificação, testes, palestras e tutoria sícrona. Um curso que contemplasse disciplinas essenciais para esse profissional”, complementa a coordenadora pedagógica do curso Ana Isabel Sousa, pós-graduanda em Big Data (Universidade Metropolitana) e Tecnologias Educacionais (IBMR) e licenciada em Biblioteconomia HB (UniRio).
Ana Isabel também é conservadora pela Restaurart, idealizadora e professora do projeto Oficina de Biblio, consultora e especialista do Biblivre. Ministrou o curso do Biblivre e de capacitação para auxiliares de biblioteca em plataforma online.

INSCRIÇÃO
Para se inscrever no Capacita Biblio – Curso online de auxiliar de bibliotecas o interessado deve acessar o link de inscrição: https://forms.gle/JdyRXZVHEvd2bX656. As aulas acontecem de 1º de março a 18 de abril de 2021.
Mais informações pode ser obtidas através do telefone (21) 97992-6060 (Bianca Ferraz) ou pelo E-mail: ferrazproducoesbc@gmail.com.

folder_openTags