coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS (CEO) LEVAM SAÚDE BUCAL GRATUITA À POPULAÇÃO DE DUQUE DE CAXIAS

CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS (CEO) LEVAM SAÚDE BUCAL GRATUITA À POPULAÇÃO DE DUQUE DE CAXIAS

person access_time18/06/2019 14:21

Para grande maioria da população brasileira o cuidado com a saúde bucal acaba ficando em segundo plano, muito em função dos altos custo dos serviços oferecidos. Buscando atender a demanda de pacientes que buscam tratamento odontológico gratuito, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, criou no ano de 2006 os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Especializado em saúde bucal, o CEO foi implantado em parceria com o Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal. Hoje o município de Duque de Caxias conta com três unidades do CEO, localizadas nos bairros de Imbariê, Centro e Prainha.

Os Centros de Especialidades Odontológicas oferecem à população o atendimento classificidado como de nível secundário, com serviços que usualmente não são oferecidos na rede de unidades de atenção básica do município. Entre as especialidades estão endodontia (tratamento de canal), cirurgia buco maxilo (exodontias de sisos, elementos calcificados ), periodontia (tratamento gengival), odontopediatria (crianças que necessitam de um atendimento mais específico ), estomatologia (identificação de possíveis lesões de cavidade oral), além do atendimento a pacientes especiais (pessoas com deficiência). A Secretaria Municipal de Saúde calcula que mais de 36 mil atendimentos sejam realizados por ano, nas três unidades em Duque de Caxias.
Manuela Freitas, de 12 anos, é uma das centenas de pacientes atendidas pelo Dr. Abílio Carneiro, profissional responsável pela área de Ortodontia no CEO da Prainha, primeiro distrito. Na quarta-feira, 05 de junho, a adolescente foi a unidade, acompanhada de sua mãe Alessandra, para a implantação do seu primeiro aparelho ortodôntico. “Esse é o segundo atendimento da minha filha no CEO da Prainha e já vai sair daqui com o aparelho nos dentes. Manuela fez a consulta no dentista da unidade básica da Vila Leopoldina e foi encaminhada pra cá. Na rede particular não teríamos condições de fazer um tratamento como esse. A Prefeitura está de parabéns por oferecer um serviço deste nível para a população”, destacou a mãe, Alessandra.
Para ter acesso aos serviços do Centro de Especialidades Odontológicas, o paciente precisa passar antes por consulta odontológica em uma das unidades da rede básica de saúde do município. Dependendo da gravidade ou dificuldade do tratamento, o paciente recebe encaminhamento para um dos CEO.
Há mais de três anos na unidade da Prainha, a profissional de Endodontia, Mônica Cardoso, destaca a importância dos serviços gratuitos oferecidos. “Mnha especialidade é o tratamento de canal, um procedimento de alto custo e que a maioria dos nossos pacientes não têm condições de pagar. Eles chegam aqui com dor e medo de perder o dente, mas na maioria das vezes conseguimos recuperar a dentição. É gratificante poder prestar um serviço gratuito com qualidade para a população”, ressalta Dra Mônica Cardoso.
Caxias foi destaque em 2006 com o Prêmio Brasil Sorridente
Para o Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Carlos de Oliveira, o município está recuperando o reconhecimento e a qualidade dos serviços de saúde bucal oferecidos pelos CEO à população: “No ano de 2006, no primeiro mandato do prefeito Washington Reis, Duque de Caxias recebeu o prêmio máximo do Programa Brasil Sorridente, do governo federal, por ser a cidade que mais se destacou na saúde bucal. Nosso objetivo é oferecer um serviço ainda melhor à população”.
Os Centros de Especialidades Odontológicas de Duque de Caxias estão localizados nos seguintes endereços:
- CEO I: Rua General Argolo, s/nº - Centro (CMSDC- Centro Municipal de Saúde)
- CEO II (Imbariê): Rua Feliciano Sodré, s/nº (esquina com Venceslau Braz) - Imbariê
- CEO III (Prainha): Rua Francisco Otaviano, Quadra 64, lote 12 - Parque Lafaiete

folder_openTags