CENTRO DE REABILITAÇÃO ATENDE PACIENTES EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time21/05/2019 16:19

Quem procura por reabilitação em Duque de Caxias encontra em um único local atendimento físico, intelectual, auditivo e visual. O CER IV (Centro Especializado em Reabilitação IV) foi inaugurado pela Prefeitura de Duque de Caxias em novembro do ano passado, no Sarapuí.

No Centro, os pacientes são acolhidos por uma equipe profissional multidisciplinar e têm ao seu dispor todos os equipamentos necessários para realização de diversos tipos de tratamentos.

Bernardino Oliveira e Ana Maria Elias de Souza, pais da paciente Mariana Esperança de Souza, de 8 anos, portadora de paralisia cerebral, estão muito satisfeitos com o tratamento recebido pela filha. “O atendimento é excelente. Antigamente nós procurávamos tratamento para Mariana e não conseguíamos, a não ser que a gente se deslocasse para longe. Quando descobrimos o CER IV ficamos muito felizes porque aqui ela tem todos os tratamentos que teria na Barra e com profissionais maravilhosos. Graças a Deus nós percebemos melhoras nela e o carinho como ela é recebida. Agradecemos muito ao prefeito por ter olhado para pessoas como a nossa filha e esperamos que outros lugares como esse sejam abertos, porque muita gente precisa”, explicou o senhor Bernardino.

Quem também se trata no CER IV é o Miguel Moreira, de 8 anos, filho da auxiliar contábil Claudilene Martins Moreira. Miguel sofreu uma isquemia cerebral no lado esquerdo que afetou o movimento da mão direita e seus reflexos. O menino começou o tratamento em fevereiro e a mãe já percebe importantes mudanças. “O Miguel é portador de paralisia, devido a problemas durante a gestação, e teve seus movimentos prejudicados. Mas graças a Deus, com os tratamentos, eu vejo grande melhora nele, principalmente no reflexo, que ele quase não tinha do lado direito”, comemora a mãe.

Segundo o diretor técnico da unidade, Natanael Cardoso, o local recebe muitos pacientes por mês, com grande número de autistas e portadores de paralisia cerebral. Entre os serviços oferecidos estão Polo de ostomizados, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Ortoptismo, Nutrição, Assistente Social, Neurologia, Neuropediatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Psiquiatria, Clínica Geral e Ortopedia.

Para o prefeito Washington Reis, o CER IV representa um grande avanço devido ao volume de investimentos feitos pela Prefeitura na rede municipal de Saúde. “Temos feito grandes obras para oferecer à população de Duque de Caxias o que há de melhor em saúde pública. Fizemos o Hospital do Olho, o CER IV, reformamos o Hospital Moacyr do Carmo e o CRAESM, Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher, e estamos construindo a Maternidade de Santa Cruz da Serra. E muitas obras ainda estão por vir”, destacou.

O equipamento público funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. A unidade atende a pacientes que estejam ou não regulados pela Secretaria Municipal de Saúde e fica na Avenida República do Paraguai, s/ nº, no Sarapuí, ao lado da Escola do Futuro, em Duque de Caxias.