coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

CAMPANHA JANEIRO BRANCO CHEGA AO FINAL, MAS OS SERVIÇOS DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL SEGUEM A DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO NAS UNIDADES DE DUQUE DE CAXIAS

CAMPANHA JANEIRO BRANCO CHEGA AO FINAL, MAS OS SERVIÇOS DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL SEGUEM A DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO NAS UNIDADES DE DUQUE DE CAXIAS

person access_time05/02/2024 11:45

A campanha Janeiro Branco, criada no ano de 2014 com a finalidade de despertar as pessoas a refletirem sobre a sua saúde mental, chega ao fim. No decorrer do mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através do Departamento de Atenção à Saúde Mental (DASM), promoveu palestras, rodas de conversas e dinâmicas, com o tema “Equilibrando sua Saúde Mental”, voltadas para os profissionais e pacientes das unidades da rede municipal.

A importância dos cuidados com a saúde mental é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e vem ganhando cada vez mais lugar nos espaços de discussão sobre políticas públicas de saúde. Como reconhecimento de que o bem-estar emocional interfere em todas as áreas da vida, foi aprovada, no dia 25 de abril de 2023, a Lei nº 14.556, que institui oficialmente a campanha “Janeiro Branco” em todo o território nacional.

“Estamos felizes porque as expectativas do Departamento de Atenção à Saúde Mental sobre a campanha Janeiro Branco, foram atingidas. Realizamos várias ações nas unidades de saúde, com a participação dos profissionais, pacientes e acompanhantes. Janeiro foi só o começo e durante o ano todo a população pode buscar acolhimento e reforçar os cuidados com a saúde mental nos quatro distritos do município”, ressaltou a diretora do DASM, Alessandra Andrade.

Atenção à Saúde Mental em Duque de Caxias
É importante que a população saiba que durante todo o ano, a rede pública de saúde no município de Duque de Caxias dispõe de espaços de acolhimento, com demanda livre e/ou por encaminhamento. Esses espaços contam com equipes multiprofissionais, compostas por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, entre outros.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da cidade conta com as unidades CAPS AD, CAPSIJ, e CAPS adulto. Para atender usuários de álcool e outras drogas, além de pacientes com transtornos mentais, a rede disponibiliza os programas de Saúde Mental nos quatro distritos do município. Os programas são oferecidos nas UPH-Unidades Pré-Hospitalares de Campos Elíseos, Equitativa, Pilar, Saracuruna, Imbariê e Xerém, além do Centro de Atenção Total ao Adolescente (CEATA) e Centro Municipal de Saúde (CMSDC).

folder_openTags