CAMINHADA NO CENTRO DE CAXIAS VAI MARCAR O OUTUBRO ROSA, CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E DE COLO DO ÚTERO
Neste sábado (18), acontece a caminhada da campanha de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. O evento integra as ações do Outubro Rosa em Duque de Caxias e reforça a importância da prevenção; já que, quanto mais cedo o câncer é descoberto, maiores são as chances de cura.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico: Mortalidade por Câncer de Mama e Colo do Útero na População Feminina Segundo Raça/Cor da Pele, divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), de 2010 a 2024, houve aumento de 62% de óbitos por câncer de mama e de 48% por câncer do colo uterino; e que a mortalidade prematura por câncer de mama cresceu em 67%, e 74% por câncer do colo do útero. A taxa de mortalidade entre as mulheres brancas é maior para o câncer de mama, enquanto entre as pretas, pardas e indígenas é maior para o câncer de colo de útero.
A caminhada começa às 9h, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio, na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, nº 1861, no Centro, e termina na Praça do Pacificador, onde será realizada uma feira de serviços voltados para a população — especialmente para as mulheres.
A Secretaria Municipal de Saúde estará presente com orientação nutricional, aferição de glicemia e pressão arterial, orientação de saúde bucal e planejamento reprodutivo. Também serão disponibilizados exames voltados ao público feminino, como mamografia e ultrassonografia.
Para realizar os exames, é necessário apresentar RG, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e o pedido médico original dentro do prazo de validade. Serão distribuídas apenas 40 senhas. Mais informações estarão disponíveis no local.
A Secretaria de Gestão e Inclusão levará o programa Abraço Mulher, com orientação jurídica e apoio emocional para mulheres. Já a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos oferecerá os serviços do programa Casa da Mulher, que tem como missão fortalecer as mulheres de Duque de Caxias, promovendo autoestima, empoderamento e autonomia, além do atendimento de representantes do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).
A Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais (Fundec) vai oferecer corte de cabelo feminino, manicure e arte afro para quem for até a Praça do Pacificador.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também participará com orientação jurídica e informações sobre os direitos da pessoa com câncer.
Outros órgãos governametais também estarão presentes na ação.
